ENTRETENIMENTO

Marrocos tem a melhor equipe e o melhor treinador do mundo – LNF

Soufian Charraoui, destaque de Marrocos

Foi a sequência que abalou um esporte. O número era inimaginável; seus autores ainda mais.

O Calcio estava em profunda decadência. A Itália foi humilhada pela eliminação na fase de grupos na África do Sul 2010 e no Brasil 2014, e devastada pelo fracasso em chegar à Copa do Mundo da FIFA™ pela primeira vez em 60 anos. Um empate de 1 a 1 com a Ucrânia em Gênova em outubro de 2018 deixou a La Nazionale tendo vencido apenas um dos últimos 10 jogos.

 
 
   

Então, de repente, eles se encaixaram. Os gladiadores de Roberto Mancini – Gianluigi Donnarumma, Giorgio Chiellini, Nicolo Barella, Marco Verratti, Federico Chiesa e Cia – provaram ser invencíveis. A Azzurri ficou 10 partidas invicta, depois 20, e então quebrou seu recorde pessoal de 30, estabelecido pelos campeões mundiais consecutivos de Vittorio Pozzo em 1939.

A Itália ficou a uma do recorde mundial de 35 jogos, que o Brasil havia estabelecido em 1996 e a Espanha havia igualado em 2009, ao superar a Inglaterra na final da UEFA EURO em 2021, antes de quebrá-lo dois meses depois. A sequência foi finalmente encerrada, em impressionantes 37 jogos, quando La Roja venceu por 2 a 1 em Turim.

Itália campeã do Mundo em 2010

A Espanha recentemente quebrou outra sequência — uma mais longa e ainda mais ridícula. Não foi definida por um colosso da corte como Argentina, Brasil ou Portugal, mas por um lado que poucos temiam quando começou em novembro de 2022.

No entanto, apesar de enfrentar a Argentina duas vezes, a Itália duas vezes, a França e a Irlanda do Norte, entre outros, o Marrocos implausivelmente ficou 50 partidas invicto até que Adolfito inspirou a Espanha a uma vitória de 4 a 2 em Rabat na semana passada. Essa sequência foi em dívida com Soufian Charraoui, que terminou como o artilheiro quando as acusações de Hicham Dguig conquistaram a CAF Futsal AFCON em estilo emocionante em abril e encabeçou uma revanche de 4 a 1 sobre a Espanha dois dias após seu ciclo imaculado cair.

O jogador de 27 anos conversa com a FIFA sobre sua forma e a do Marrocos, a paixão “louca” pelo futsal no país, enfrentar Portugal e sua crença de que eles podem vencer o Uzbequistão em 2024.

Soufian Charraoui aposta alto em Marrocos

FIFA: Apesar de jogar contra a Argentina duas vezes, Itália duas vezes, França, Irã e outros, o Marrocos recentemente teve sua sequência invicta encerrada em 50 jogos realmente notáveis. O que você acha disso?

Soufiane Charraoui: Acho que foi inacreditável. Não estávamos jogando contra times menores, mas contra Irã, Argentina, Itália, França. Foi realmente especial. Treinamos muito, trabalhamos muito duro. O treinador nos prepara para cada jogo. Queremos vencer cada jogo. Mas é claro que você nunca acha que vai ficar 50 jogos sem perder. É difícil acreditar que fizemos isso acontecer. O treinador começou algo há 10, 15 anos. Sofremos muito para chegar onde estamos agora. A corrida foi devido a todo o trabalho duro que foi feito ao longo de um longo período. Acho que nestes últimos dois anos realmente mostramos o que podemos fazer. Temos um ótimo time com ótimos jogadores – para mim, o melhor conjunto de jogadores do mundo – e o treinador número um do mundo. Estamos muito animados para esta Copa do Mundo.

Marrocos é a maior força do futsal na Áfirca

Como é trabalhar com Hicham Dguig?

Ele é um homem incrível, incrível. Aprendemos muito com ele e continuamos a aprender com ele. Ele tira o melhor de nós. Todos têm muito respeito por ele e nossos outros treinadores. Somos como seus filhos. Viajamos muito, sofremos muito, passamos longos períodos sem ver nossa família, então ele é como um pai para nós. Somos uma grande família.

Soufian Charraoui ao lado de Hicham Dguig

O que você acha de Soufiane El Mesrar?

‘El Capitano’! Ele é um jogador incrível, uma pessoa incrível. A primeira vez que entrei para o time do Marrocos, ele passou muito tempo conversando comigo. Eu realmente gostei disso. Ele está sempre conversando com os jogadores mais jovens, dando conselhos a eles. Todos têm muito respeito por ele. Ele tem muita experiência. Esta será sua quarta Copa do Mundo. Em quadra, ele é um jogador excelente, faz uma grande diferença nos jogos e é crucial para o Marrocos.

Soufiane El Mesrar é outro destaque de Marrocos

Você pode nos contar sobre a paixão pelo futsal no Marrocos?

É absolutamente louco. No Brasil, todo mundo ama futsal, todo mundo ama seus jogadores. Agora é o mesmo no Marrocos. Obviamente sou marroquino, mas realmente acredito que temos o melhor apoio do mundo. Quando estamos no aeroporto, em sessões de treinamento, andando pelas ruas, todo mundo quer tirar uma foto com cada jogador, o treinador. Os marroquinos são muito apaixonados por todos os esportes. Com o futsal, ficamos 50 jogos invictos, temos esse lindo estilo de jogo, muitos jogadores excelentes, um ótimo treinador. Isso deixou as pessoas loucas por nós. É realmente especial para nós.

Marrocos pode surpreender na Copa do Mundo

Você foi o artilheiro da Futsal AFCON, tem estado em excelente forma depois disso, encabeçou a vitória de 4-1 sobre a Espanha na semana passada. Quão feliz você está em um nível pessoal com o futsal que você tem jogado?

Acho que estou na melhor forma da minha vida. Eu estava jogando na LNFS na Espanha. Fiz a escolha de voltar para o Marrocos porque queria treinar com meu treinador toda semana. Para mim, foi a melhor escolha da minha vida. Treino com meu treinador o tempo todo, converso muito com ele. Sinto-me incrível. Fiquei muito feliz com minhas performances no campeonato africano e contra a Espanha. Espero poder manter esse nível e ajudar o time na Copa do Mundo. Espero fazer parte disso. Seria minha primeira Copa do Mundo, então isso é muito especial. Estou muito animado.

Quão duro foi perder Youssef Jouad e Bilal Bakkali por lesão?

Youssef Jouad e Bilal Bakkali são jogadores-chave para nós. Eles são jogadores muito importantes e, para mim, dois dos melhores do mundo em suas posições. Eles poderiam jogar por qualquer clube do mundo. É muito difícil para nós porque precisamos deles, mas temos fé. Acreditamos que tudo acontece por uma razão. Eles não estão conosco na quadra, mas estão em nossos corações e lutaremos por eles. Temos outros grandes jogadores que estão se destacando agora. Vencemos a Espanha, um dos melhores times do mundo, sem eles. Eles estão conosco no centro de treinamento, os vemos todos os dias e estarão em nossos corações por cada segundo que jogarmos na Copa do Mundo. Nós os sentimos conosco.

Você disse depois da AFCON que acreditava que o Marrocos poderia vencer o Uzbequistão 2024. Esse ainda é o caso?

Claro. Acho que temos o melhor time do mundo e o melhor técnico do mundo. Ganhar uma Copa do Mundo obviamente não é fácil. Você tem Espanha, Brasil, Portugal, Cazaquistão. Acho que oito ou nove times podem ganhar esta Copa do Mundo. Na última Copa do Mundo, o time fez história. Chegamos às quartas de final e jogamos uma partida incrível contra o Brasil. Perdemos por 1 a 0, foi muito apertado. Acho que o time melhorou muito desde então. Quando você chega à fase eliminatória de uma Copa do Mundo, se você cometer um pequeno erro, os melhores times vão te punir. Um erro pode te eliminar. Nós conversamos sobre isso, vamos fazer de tudo para permanecer concentrados e não cometer erros. Não estamos subestimando o quão difícil será ganhar a Copa do Mundo, mas faremos de tudo para terminar em primeiro no nosso grupo e então ganhar o título. Acredito que podemos fazer isso.

Marrocos é o atual campeão africano

Marrocos enfrentará Portugal na fase de grupos. O que você acha deste time de Portugal?

Eles são um time incrível. Eles têm um ótimo treinador. Eles têm tantos jogadores incríveis. Eu acho que todos os jogadores do elenco são muito bons. Eles não têm fraqueza. Taticamente eles são muito fortes, eles são muito fortes defensivamente, eles têm muita experiência. Eles têm velocidade, habilidade, movimentação, excelente finalização. Eu realmente gosto do jeito que eles jogam. O estilo deles é muito divertido de assistir. Eles me lembram um pouco do Marrocos. Eu gosto muito do país deles. Eu acho que Portugal contra Marrocos será um jogo incrível para os fãs.

Portugal defenderá o título

Qual jogador de Portugal mais lhe impressionou?

Eles têm muitos jogadores excelentes. Gosto muito do Zicky. Ele é jovem, mas já fez muito para ajudar Portugal. Ele é um jogador muito perigoso.

Zicky destaque de Portugal

Quem você considera os maiores rivais do Marrocos pelo título?

Acho que há muito pouco entre Brasil, Espanha e Portugal. Se eu tiver que escolher um, eu diria Portugal.

Quem você classifica como os três melhores jogadores do mundo atualmente?

Pito, claro. Ele é um jogador extraordinário. Ferrão sempre foi um dos melhores jogadores antes de sua lesão. Agora ele está de volta e eu o colocaria entre os três primeiros. Você poderia citar muitos jogadores para o terceiro lugar, mas eu vou com Zicky.

Pito, destaque do Brasil

Por fim, você se inspira no que o Marrocos conquistou na Copa do Mundo da FIFA no Catar?

Foi inacreditável. Falamos muito sobre isso. Mostrou que todo o trabalho duro que eles fizeram, toda a crença que eles tinham valeu a pena. É algo que nos inspira muito. Foi muito especial para todos os marroquinos. Agora queremos fazer algo muito especial para todos os marroquinos que nos dão esse apoio incrível. Acho que o que o futebol fez há alguns anos no Catar vai nos ajudar muito nesta Copa do Mundo.

Marrocos fez história na Copa do Catar