ENTRETENIMENTO

A segunda melhor defesa e o melhor em desarme da LNF em momento decisivo – LNF

Peri Fuentes comanda o time do Umuarama

Na noite desta sexta-feira (16), precisamente às 20h, no Complexo Esportivo Arrudão, o Umuarama enfrenta o Franscisco Beltrão pela Liga Nacional de Futsal (LNF) com transmissão ao vivo pela LNFTV. Podemos dizer que a partida dá início a um momento decisivo da competição, já que após essa rodada, restarão apenas três para o fim dessa fase e início dos playoffs.

Umuarama embalado

 
 
   

E como o Umuarama está? Ninguém melhor para responder a pergunta do que o próprio Peri Fuentes. Em entrevista ao Portal da Cidade Umuarama, o gaúcho, filho de Santana do Livramento, pontuou os aspectos relevantes de evolução do time até aqui nas disputas da LNF e do Campeonato Paranaense de Futsal, que assim como o Nacional, tem apenas quatro rodadas para o fim da atual fase.

Evoluiu, segundo o comandante

“Avalio que o Umurama teve uma evolução sensacional nesta temporada. Remontamos uma equipe em relação à última temporada, usando a fórmula da mescla de jogadores experientes com jovens, e assim estamos conseguindo ser competitivos nesta maratona de jogos. Tivemos dois jogos abaixo do esperado, em termos de rendimento e resultado, que foram contra o Joinville no Nacional e o Campo Mourão no Paranaense”, destaca o técnico.

Umuarama na estatística

Até o momento antes da partida desta sexta, o Umuarama ocupava a nona posição na tabela de classificação da LNF com 31 pontos. Vale lembrar sempre, que apenas os 16 primeiros times da tabela irão para os playoffs, sendo assim, o Umuarama tem grandes chances de estar lá, pois só depende de si e a campanha nos favorece. O Umuarama tem a segunda melhor defesa da competição com apenas 26 gols tomados e é o melhor no desarme com 1.097 tomadas de bola, de acordo como a LNFSTATS, perdendo apenas para o Praia Clube quando o assunto é defesa.

Vencendo os obstáculos

“Ao longo do ano, tivemos como todas as equipes que enfrentam uma maratona de jogos, muitas lesões, suspensões, cartões e até a perda do fixo Bernardo Araya [se transferiu para a Espanha] que vinha sendo um dos pilares do esquema tático e a equipe obviamente sentiu, mas ao mesmo tempo dentro do elenco a gente está tentando buscar soluções, já contratamos três peças [Vini Rod, Jefinho e De Candia] e teremos que trocar o pneu do carro com ele em movimento”, disse o treinador.

Jogos que restam

Pela LNF, o Umuarama enfrenta hoje o Franscisco Beltrão e ainda: o Assoeva (segunda, 26/8, às 20h, fora de casa), o Corinthians (sábado, 31/8, às 18h, fora de casa) e o Santo André (sábado, 07/9, às 19h, em casa). Já no Paranaense, os umuaramenses ainda têm pela frente o Coronel Vivida (quarta, 21/8, às 19h30, fora de casa), o Ampére (quarta, 11/9, às 20h, em casa), o Mangueirinha (sábado, 21/9, às 19h30, fora de casa) e o Laranjeiras do Sul (sábado, 28/9, às 20h, em casa).

Rumo aos playoffs

Peri pontua que internamente a comissão técnica e os jogadores conversam sobre metas e a classificação no paranaense e na liga, mas que não procuram trazer isso como pressão extra para o trabalho no dia a dia, buscando evoluir a equipe, fazendo com que ela amadureça durante a temporada.

Ilustrando o técnico

E justificando a fala do comandante, por exemplo, na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal 2024, o Umuarama é o quarto colocado da tabela de classificação, com 20 pontos, somente três a menos que o líder Francisco Beltrão, time que os umuaramenses encaram nesta noite.