ENTRETENIMENTO

Qualquer equipe que enfrente o Catela precisa orar – LNF

Duas edições consecutivas da Copa do Mundo de Futsal da FIFA sem uma aparição final pareceu uma eternidade para a Espanha. Depois de chegar à decisão em cinco parcelas consecutivas de 1996 a 2012, e conquistar dois deles, La Roja caiu nas quartas de final na Colômbia 2016 e Lituânia 2021.

Luis Amado devolveu dois ouros e uma prata de suas três Copas do Mundo. O lendário goleiro, que agora está trabalhando para a RFEF, agora quer ver sua nação voltar ao topo do pódio no Uzbequistão 2024.

 
 
   

Amado fala com a FIFA sobre seus atuais netminders Chemi, Didac Plana e Jesus Herrero, saúda Adolfito, Catela, Sergio Lozano e Tomaz, e revela quem ele considera os principais candidatos à glória na Ásia Central.

Espanha quer vencer a Copa do Mundo.

Chemi foi nomeado Melhor Goleiro na Primera Division por 2023/24. O que é que pensas nele?

Luis Amado: Desde que ele tem sido campeão da liga, ele fez uma mudança espetacular para melhor. Temos grandes goleiros na Espanha – sempre tivemos grandes goleiros – e acho que temos os melhores goleiros do mundo. Chemi está jogando com uma confiança fantástica agora, e vem com uma vantagem que ele joga muito bem com os pés.

E quanto a Didac Plana?

Didac Plana é um goleiro que é bom com os pés, faz bem jogando a bola fora. No gol, ele é um goleiro muito seguro. Ele passou muitos anos no Barcelona e, por um tempo, demonstrou que é um goleiro de topo.

Quão feliz você estava ao ver Sergio Lozano fazer parte da seleção espanhola?

Claro que fiquei feliz em vê-lo! É especial. Tem vários títulos com a seleção. Ele está um pouco lesionado agora e não está jogando, mas agora está praticamente pronto para se juntar ao grupo. Ele está feliz porque em sua carreira esportiva ele sofreu muitas lesões, e isso afeta você fisicamente e mentalmente, mas agora ele está em boa forma.

O que faz Adolfito um jogador tão importante?

Adolfito é um daqueles jogadores que eu sempre quero na minha equipe. Ele é o tipo de jogador que em qualquer jogo, em grandes jogos da liga – Copa, Copa del Rey, Supercopa – ele dá a você 8,5 ou nove todas as vezes. Ele é um jogador que trabalha muito duro, ele é muito bom em encontrar espaço, ele é muito rápido, ele é muito inteligente, e é por isso que ele está na seleção. Ele é um jogador que te dá muito.

Adolfito é destaque da seleção.

Tomaz está em boa forma. Onde você vê seus pontos fortes?

Ele joga muito bem como um pivô. Ele é um jogador universal. Se ele precisa empurrar para a frente para a quadra e jogar como um pivô, ele pode fazer isso. Ele é muito bom em manter a posse da bola e é um excelente transeunte também.

Quão alta você avalia Catela?

Ele é um divisor de águas, alguém que pode desequilibrar a oposição. Qualquer um que tenha que enfrentá-lo precisa orar, porque ele é tão perigoso e você não sabe para onde ele vai. Além disso, ele é um transeunte muito bom. Muitas vezes, são necessárias duas equipes para detê-lo, deixando um jogador livre e, como ele é um bom transeunte, isso leva à superioridade em números.

Espanha estreia contra o Cazaquistão na Copa do Mundo. Qual é a sua opinião sobre o Cazaquistão como uma equipe?

Gostaria de ter aberto contra adversários mais fáceis do que eles. Eles são tão difíceis. Eles têm jogadores muito bons, e agora eles têm confiança e maturidade em partidas. Na minha mente, acho que vai ser o jogo mais difícil do grupo. Primeiro, porque é o primeiro jogo e o primeiro jogo é sempre muito difícil por causa da quadra, dos fãs, dos nervos e, em segundo lugar, porque é contra o Cazaquistão e eles são realmente uma grande equipe nacional.

Quantas equipes têm a qualidade para ganhar a Copa do Mundo?

Se eu dissesse todos eles, estaria mentindo para vocês. Eu não acho que todas as equipes têm a capacidade de se tornar campeãs, mas entre as que isso fazem, eu diria que há oito. Eu diria Brasil, Marrocos, Portugal, Espanha, Argentina, Cazaquistão… qualquer um deles. Há também sempre uma equipa que chega às meias-finais que surpreende a todos. Se eles chegarem às semifinais, é porque eles são uma boa equipe e capazes de vencer qualquer um.

Será que a Espanha vai levantar o troféu?

Eu adoraria isso! Mas, como eu disse antes, é tão difícil. Lembro-me de quando joguei em Copas do Mundo e Campeonatos Europeus, sempre havia duas ou três equipes que você achava que poderiam vencer, mas hoje em dia é muito mais difícil. Acho que todos os jogos serão muito competitivos, mas acho que a Espanha terá um torneio muito bom. A primeira prioridade é avançar da fase de grupos. O primeiro jogo será muito difícil – os outros também serão difíceis – mas primeiro temos que avançar do grupo como a equipe do primeiro lugar e depois ver quem enfrentamos depois disso.

Reconquista virá?

Quem é o melhor goleiro do futsal hoje?

É difícil de responder, mas eu diria Jesus Herrero. Ele é um goleiro muito seguro, ele joga muito bem com os pés, mas como eu disse sobre o goleiro, o mais importante é que eles têm que fazer defesas e, em seguida, se eles podem jogar com os pés, ótimo. Jesus tem maturidade, ele não fica nervoso, ele tem confiança em si mesmo, seus companheiros de equipe têm confiança nele, e é por isso que para mim ele é o melhor goleiro do mundo.