ESPORTES

Segunda de atrações. Piu e Matheus entram em ação nos 400m com barreiras

Nos 400m, Lucas Carvalho ficou em sétimo na bateria dele e disputa a repescagem

 

Uma das maiores esperanças do Brasil em conquistar medalha no atletismo, o paulista de São Joaquim da Barra, Alison dos Santos, o Piu, será uma das atrações no quinto dia da modalidade em Paris no Stade de France. O atleta do Pinheiros vai estrear nos 400 metros com barreiras, participando da terceira série, às 5h21, no horário de Brasília. A final da prova está marcada para sexta-feira (9/8), no horário nobre das 16h45.

 
 
   
Campeçao mundial dos 400m com barreiras, Piu é a maior atração da segunda-feira no Stade de France. Foto: Carol Coelho/CBAt

Medalha de bronze em Tóquio na Olimpíada de 2020, com o tempo de 46´72 e campeão mundial em Eugene em 2022, com 46´26, recorde pessoal, o brasileiro vem de uma ótima sequência de vitórias nas etapas do Diamond League. Nas seis provas que participou, ganhou cinco.

Com uma final prevista entre o brasileiro o americano Raj Benjamin e o norueguês Karsten Warholm, atual campeão olímpico, com o tempo de 45´94, os três barreiristas são aguardados com muita expectativa em Paris.

Matheus Lima – Além de Piu, o Brasil terá Matheus Lima (Pinheiros-SP) na disputa dos 400 m com barreiras – ele está na quinta série, com largada às 5h37. O cearense de 21 anos é estreante em Olimpíadas, e assim como Alison, também fez índice para os 400 metros rasos. Mas vai priorizar a prova com barreiras, conforme já havia indicado seu treinador, Sanderlei Parrela, durante a temporada.

Matheus é o atual campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos nos 400 metros com barreiras. Tem como recorde pessoal a marca de 48.31, conquistada em Bydgoszcz, na Polônia, em meeting do World Athletics Continental Tour no dia 20 de junho. O barreirista também esteve na equipe do 4×400 m que conquistou a vaga olímpica no Mundial de Revezamentos das Bahamas, em maio.

REPESCAGEM – O nosso campeão sul-americano dos 400 metros vai buscar uma vaga na semifinal da prova na repescagem que será disputada nesta segunda-feira (5), em Paris. Na bateria dele neste domingo, o atleta do Pinheiros acabou ficando em sétimo lugar e não garantiu passagem para a fase seguinte do atletismo.

Lucas, que tem 46´86 como melhor tempo, fez abaixou seu tempo para 45´85, mas não foi suficiente para garantir vaga na fase seguinte da prova.