Brasileirão no Praia Clube reuniu o melhor do infanto-juvenil no País
O tênis do Esporte Clube Pinheiros fazendo história no Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil GA+, que está sendo disputado nas quadras do Praia Clube, em Uberlândia, Minas Gerais. Nesta quarta-feira (1), tenistas pinheirenses conquistaram dois títulos na categoria 16 anos, com Tomás Macedo e Ryan Char/Miguel Carvalho, além de dois vices, em simples e duplas, de Pietra Zakharov.
Na decisão da chave principal da categoria 16 anos, Tomas Macedo foi campeão ao derrotar o também paulista Eduardo Menegatti, por 6/3 6/0, conquistando o Brasileiro 16 anos GA+. A outra conquista do título veio com a dupla pinheirense formada por Ryan Char e Miguel Carvalho, que venceram na final a dupla formada por João Cunha da Silva (RJ) e João Nogueira (RS) por 7/6 (4) 5/7 e 10/7, conquistando também mais um título para São Paulo.
Quem também esteve na final, na categoria 12 anos, foi Pietra Zakharov, que foi superada por Anna Faminova (RS) por 6/1 6/7 (4) 8/10.
Na disputa de duplas, Pietra também ficou com o vice, ela que jogou junto com Giulia Margotti (DF), perdendo na final para Martina Passold (SC)/Eloah Barison (PR) por 6/3 3/6 5/10.
Na véspera do Brasileiro, em Uberlândia, Tomás Macedo perdeu uma tia (Lisiane Dummer Quadrado), de quem era muito próximo. Devido o campeonato, acabou não despedindo da tia querida. E isso o motivou ainda mais na luta pelo título.
“Foi um torneio extremamente positivo. Fico muito feliz por essa conquista e acima de tudo, por ter conseguido me superar diante de um momento tão difícil na família na qual minha tia (Lisiane Dummer Quadrado) acabou falecendo antes do torneio começar. Como já estava em Uberlândia jogando a Copa das Federações, não consegui me despedir dela e passar esse momento difícil com toda e família. Tomei a decisão de seguir por lá para jogar o Brasileirão e conseguir evoluir a cada jogo trazendo esse fato como uma motivação a mais para jogar por ela e toda família que estava me apoiando. Fico muito feliz por essa conquista e por ter me superado a cada jogo. Tem um gostinho muito especial e ainda mais por ter conseguido trazer esse título para homenageá-la”, analisou Macedo.
O head coach do tênis do Pinheiros, Eduardo Eche, se manifestou muito feliz com o desempenho dos tenistas do Clube em Uberlândia. “Nossos atletas conquistaram títulos expressivos no Infanto-juvenil, o tradicional BRASILEIRÃO, onde Tomás Macedo disputando sagrou-se campeão e os atletas Ryan Char e Miguel Carvalho também disputando a categoria 16 anos sagraram-se campeões nas duplas. Os melhores infanto-juvenis do País participam deste torneio que é disputado no Praia Clube. Pietra Zakharov disputando a categoria 12 anos, conquistou o título de vice-campeã em simples e duplas. Isso é muito bom para a modalidade no Clube”.
Tomás Macedo ainda iria jogar o torneio de duplas, mas o parceiro dele, Diego Brito, também do Pinheiros, sofreu uma lesão no ombro e deve que abandonar a competição.