A preparação para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™, o primeiro torneio da FIFA a ocorrer na Ásia Central, atingiu outro marco quando o troféu foi entregue à nação anfitriã no escritório da FIFA em Paris, França. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, entregou o troféu a Ravshan Irmatov, vice-presidente da Associação de Futebol do Uzbequistão (UFA) e primeiro vice-presidente do Comitê Olímpico Nacional do Uzbequistão, e Adkham Ikramov, ministro dos Esportes da República do Uzbequistão. Também estiveram presentes na entrega Oybek Kasimov, secretário-geral do Comitê Olímpico Nacional do Uzbequistão, e Otabek Umarov, vice-presidente do Conselho Olímpico da Ásia.
Vinte e quatro equipes participarão da 10ª edição do torneio, com Afeganistão, Tajiquistão, Nova Zelândia e França fazendo sua estreia e Portugal defendendo o título que conquistou na Lituânia há três anos. O torneio será realizado de 14 de setembro a 6 de outubro de 2024, com partidas em três cidades-sede: Andijan, Bukhara e Tashkent. O sorteio para o torneio ocorreu na deslumbrante Praça Registan, um Patrimônio Mundial da UNESCO na antiga cidade da Rota da Seda de Samarcanda, em maio.
“Em nosso escritório em Paris, passamos por um marco importante quando entreguei o troféu oficial ao Ministro dos Esportes do Uzbequistão, Adkham Ikramov, e ao Vice-Presidente da Associação de Futebol do Uzbequistão, Ravshan Irmatov”, disse o Presidente da FIFA, Gianni Infantino. “Agradeci a eles pelo ótimo trabalho que foi feito na preparação para este evento histórico e desejei a eles muita sorte. Tivemos um gostinho do que esperar quando o sorteio ocorreu em um cenário espetacular em Samarcanda em maio, e estou ansioso por um torneio fantástico neste país incrível e lindo.”
A delegação uzbeque fez um tour pelo museu do escritório da FIFA, onde as exibições incluem uma peça do próprio Uzbequistão e usada anteriormente pelo Sr. Irmatov, um ex-árbitro que apitou três torneios da Copa do Mundo da FIFA™. “Também foi legal fazer um tour pelo museu em nosso lindo escritório aqui para ver recordações que honram a grande história do nosso lindo esporte, incluindo uma peça da época de Ravshan Irmatov como árbitro”, acrescentou o Sr. Infantino.