ENTRETENIMENTO

Pany Varela e Zicky lideram a lista de Portugal – LNF

Zicky Té, centro de Portugal.

Pany Varela e Zicky encabeçam uma lista provisória de 16 jogadores para a defesa do título português no Mundial de Futsal da FIFA. Jorge Braz retirará dois jogadores desta lista antes do Uzbequistão. O goleiro Edu Sousa (ElPozo Murcia) e o atacante Erick Mendonça (Barça) são os representantes da Primeira Divisão. Pany foi a grande estrela de Portugal na conquista do primeiro título mundial em 2021, na Lituânia.

Zicky, artilheiro acostumado a fazer grandes gols, está entre os jogadores mais desequilibrados do planeta. A seleção portuguesa conta ainda com profissionais de destaque como André Coelho, Erick Mendonça e João Matos.

 
 
   

A maior surpresa, talvez, foi que Braz incluiu apenas um central original, o próprio Zicky, deixando Hugo Neves de fora da lista. “Erick e Fábio Cecílio podem jogar lá”, explicou o treinador.  Silvestre Ferreira e Diogo Santos, ambos presentes na anterior convocatória de Portugal, devem agora aceitar a exclusão.

“Está ficando mais difícil escolher”, disse Braz. “Temos uma qualidade enorme. Muitos jovens, muitos jogadores experientes. Estes são os 16 escolhidos para representar muito bem o futsal português”, afirmou  depois de monopolizar o futsal internacional nos últimos anos. Além de ter conquistado o título mundial há três anos, venceu os dois últimos UEFA Futsal EURO e a primeira Finalíssima.

Mesmo assim, foram sorteados em um grupo muito difícil no Uzbequistão 2024 e será a primeira Copa do Mundo sem Ricardinho, seis vezes melhor jogador do mundo. O Marrocos é uma das seleções que mais evoluiu no cenário internacional e concorre como candidato ao título. Além disso, o Tajiquistão deverá ter uma forte base de fãs, sendo um país que faz fronteira com o Uzbequistão. O Panamá completa o grupo.

Goleiros

André Correia (Leões Porto Salvo)

Edu (El Pozo Múrcia)

Bernardo Paco (Sporting)

Fechamentos

André Coelho (Benfica)

João Matos (Sporting)

Erick Mendonça (Barcelona)

Tomás Paco (Sporting)

No

Tiago Brito (Braga)

Fábio Cecílio (Braga)

Bruno Coelho (Benfica)

Afonso Jesus (Benfica)

Kutchy (Benfica)

Pany (Sporting)

Pauleta (Sporting)

Lúcio Rocha (Benfica)

Pivo

Zicky (Sporting)