Concerto do Catedral Erudita encanta público com canções medievais, modernas e árias de óperas

A noite desta quinta-feira (18) foi de pura beleza no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. Com entrada franca, o trio Parcae, da França, e o grupo Brasil Opus Música, dirigido pelo maestro Eduardo Martinelli, apresentaram-se pelo projeto Catedral Erudita.

Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), o projeto teve início durante o Festival América do Sul em Corumbá, em novembro de 2023, e alcançou grande sucesso. Agora, expande-se para a Capital.

 
 
   

O grupo encantou o público com um repertório diversificado, incluindo canções medievais, músicas contemporâneas e árias de óperas. A quantidade de espectadores foi tão grande que foi necessário abrir uma sessão extra, que não estava prevista.

Trio Parcae, formado pelas sopranos Elise Gueroult, Léa Sirera e Fiona Fauchois, investiga a influência da música medieval na tradição europeia, trazendo à tona figuras esquecidas pela história e apresentando um repertório reestruturado com canções contemporâneas. Para Elise Gueroult, a noite foi muito prazerosa.

“Foi encantador essa comunicação com o público e também com os outros músicos. Nós nos encontramos numa apresentação em Barcelona, e então conversamos e decidimos trabalhar juntos”.

Brasil Opus Música, projeto inovador idealizado e dirigido pelo maestro e violonista Eduardo Martinelli, tem encantado os amantes da música com sua abordagem única à riqueza sonora do Brasil e do Pantanal.

Formado por músicos com vasta experiência internacional, o grupo já se apresentou ao lado de artistas de países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha, Suíça, Trinidad e Tobago, Coreia do Sul e Itália. O Brasil Opus Música celebra a diversidade musical do país e as tradições sul-americanas.

O maestro Eduardo Martinelli conta que o primeiro contato com as cantoras francesas do Parcae foi em Barcelona. “Estávamos fazendo uma série de apresentações, e elas se apresentaram ao final do concerto. Vi o material delas e, quando disseram que estariam no Brasil em julho, pensei que seria ótimo trazê-las para um concerto aqui. Fiquei muito feliz que tudo deu certo”.

Ele ressalta a importância da FCMS em trazer o trio francês para Campo Grande e realizar o projeto Catedral Erudita.

“A Fundação de Cultura é responsável por este projeto, que começou com o propósito de integrar a música de concerto nos grandes festivais do Estado. Agora, está se expandindo e já se tornou uma marca para o repertório de música clássica. A resposta do público tem sido excelente, como vimos hoje com a necessidade de uma segunda sessão”.

Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, destacou a relevância do evento. “Promover a música de concerto e expandir a cultura erudita para diversas regiões do estado é um compromisso que assumimos. O sucesso do projeto Catedral Erudita reflete o interesse e o apreço da nossa população pela cultura e pela música de alta qualidade”.

O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, compareceu ao evento com sua família e se encantou com a beleza e a técnica do trio francês.

“O projeto Catedral Erudita surgiu no Festival América do Sul, em Corumbá, e trouxemos para Campo Grande após o maestro Martinelli nos apresentar o trio francês. A aceitação foi imediata, e a apresentação hoje comprovou a beleza e a técnica das cantoras. Seguiremos com o projeto até o final do ano, visitando dez municípios e finalizando com apresentações em Campo Grande”.

Karina Lima, Comunicação Setesc
Fotos: Ricardo Gomes/Setesc