ENTRETENIMENTO

Mal posso esperar para enfrentar o Ferrão – LNF

Jonathan Hernandez veste a 9 de Cuba

Pela primeira vez desde 2016, Cuba está de volta ao maior palco do futsal após se classificar para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024™. O lado caribenho fez o trabalho de forma dramática com uma vitória apertada de 2 a 1 sobre a República Dominicana nas quartas de final do Campeonato de Futsal da Concacaf em abril.

Liderando a excelente exibição dos cubanos estava Jonathan Hernandez, que liderou o time na pontuação com cinco gols, terminando em segundo lugar. Cuba agora enfrentará o favorito do torneio, o Brasil, além dos pesos pesados ​​continentais Croácia e Tailândia, no Grupo B nas finais globais. O pivô de 23 anos diz à FIFA que Cuba está na terra dos sonhos desde sua impressionante qualificação, e que eles estão almejando fazer história na Ásia Central.

 
 
   
Cuba terá no grupo Brasil, Croácia e Tailândia

FIFA: Como foi o momento em que todos vocês se classificaram para a Copa do Mundo?

Jonathan Hernandez: Foi uma sensação incrível. Não podíamos acreditar quando conseguimos. Nós rimos e ainda não conseguíamos acreditar quando voltamos para o hotel onde estávamos hospedados, o fato de que iríamos para a Copa do Mundo. Esta é uma equipe tão jovem – a idade média é de apenas 22 anos – e nós conseguimos essa qualificação. Nas semifinais, conseguimos vencer a Costa Rica e fizemos história, porque Cuba nunca havia derrotado a Costa Rica nas eliminatórias. Foi incrível. De muitas maneiras, ainda não conseguimos acreditar que nos classificamos.

Cuba chega confiante para a Copa do Mundo

O que você sentiu pessoalmente no momento em que todos se classificaram?
Eu não sabia se ria ou chorava. Eu simplesmente me senti muito feliz com a performance dos meninos. Foi como se tivéssemos alcançado a melhor sensação do mundo, que era um sonho se tornando realidade, um sonho que todo jogador tem e nós conseguimos fazer.

Você liderou o time com cinco gols na qualificação. Qual foi a chave para sua performance?
Tudo se deve ao trabalho feito pela equipe que me permitiu marcar aqueles gols. Ninguém consegue marcar aqueles gols sozinho; tem que ser um esforço de equipe dos jogadores e do que o técnico traz com suas táticas de jogo. Conseguimos obter os resultados que precisávamos e eu consegui fazer gols.

Como está a preparação para a Copa do Mundo?
Estamos planejando ir para a Europa para nos preparar, já temos isso definido. A ideia é que iremos jogar na Espanha. Ainda não está definido, mas é o que faríamos para nos preparar para a Copa do Mundo.

O que vocês esperam desta Copa do Mundo?
Estamos indo para lá com muitas expectativas e motivação. Agora, o objetivo número um é avançar além da fase de grupos. Cuba nunca conseguiu isso, então esse é nosso objetivo principal. Acho que se conseguirmos isso, será nossa melhor performance em uma Copa do Mundo.

Quão faminto esse grupo está para fazer história no seu país?

Nós realmente queremos fazer isso. Queremos fazer história para Cuba e isso está nos dando motivação. Todos neste time querem ser o primeiro time de Cuba a chegar à próxima fase.

O que significa jogar na seleção cubana de futsal?

É realmente maravilhoso jogar neste time porque quando você está na seleção nacional, você dá tudo de si. Você joga até o último segundo da partida. Para nós, é uma honra representar a seleção nacional de Cuba.

Jonathan Hernandez em ação pela seleção de Cuba

O que você acha dos seus adversários no grupo: Brasil, Croácia e Tailândia?

Eles são oponentes muito fortes porque todos os três times estão no top 20 do ranking de futsal da FIFA , mas Cuba também é um bom time. Como eu digo como um bom cubano, todos jogam com os dois pés, e todo o nosso time dará tudo de si. Não teremos medo de ninguém. Vamos jogar o nosso jogo e com nossas armas, sentimos que podemos causar danos aos oponentes.

O quanto você está ansioso para jogar contra o Brasil?

Será o jogo mais difícil. Sabemos o que o Brasil é. Eles são incríveis! Será ótimo enfrentar o Brasil porque eles virão com todas as suas estrelas, muitos jogadores conhecidos nos maiores clubes, então será uma experiência maravilhosa jogar contra o Brasil em uma Copa do Mundo.

Qual é o futuro do futsal cubano?

Tem um futuro muito brilhante. Já que estamos voltando para uma Copa do Mundo, acho que isso ajudará as pessoas a se concentrarem no futsal no país.

Existe algum jogador em particular que você esteja ansioso para assistir ou enfrentar na Copa do Mundo?

Mal posso esperar para enfrentar o Ferrão do Brasil. Eu o assisti muito na televisão. Ele é um pivô como eu, então será um prazer vê-lo jogar e jogar contra ele.