ENTRETENIMENTO

Sempre nos lembraremos de Larranaga com um sorriso ou uma anedota – LNF

Ex-treinador faleceu aos 80 anos

O lendário Fernando Larranaga, que treinou a Argentina por 20 anos e os levou à sua primeira coroa da Copa América , faleceu aos 80 anos. Nascido na Espanha, Larranaga atuou como assistente do arremessador argentino Vicente De Luise nas duas primeiras Copas do Mundo de Futsal da FIFA™. Larranaga foi então o treinador principal da nação na Espanha 1996, Guatemala 2000, Taipé Chinês 2004 e Tailândia 2012, guiando-os ao quarto lugar na segunda delas.

Falcão reverencia o treinador

O auge de Larranaga veio na Copa América de Futsal de 2003, onde ele planejou uma virada de 1 a 0 sobre o Brasil em Assunção a caminho do primeiro título da Argentina. Ele também os levou ao pódio em três Mundialitos consecutivos entre 1996 e 2001. Em sua última final global, Larranaga treinou nomes como Santiago Basile, Cristian Borruto, Leandro Cuzzolino, Maxi Rescia, Matias Quevedo, Damian Stazzone, Pablo Taborda e Alamiro Vaporaki, todos os quais ajudaram a Argentina a conquistar o troféu quatro anos depois. “É uma grande perda para o futsal argentino”, disse Cuzzolino à FIFA . “Ele faz parte da história do nosso esporte, por tudo o que representou para o futsal. “A verdade é que a perda de uma pessoa que dedicou toda a sua vida ao nosso esporte dói muito. Sempre nos lembraremos dele com um sorriso ou alguma anedota.”

 
 
   
Taborda “Para mim, Fernando significou muito.”

Taborda acrescentou: “Para mim, Fernando significou muito. Ele foi o primeiro a me chamar para a seleção principal, foi o chefe da seleção por muitos anos e sempre me teve como um de seus jogadores. Ele me ajudou a crescer muito como pessoa e como jogador. A verdade é que tenho as melhores lembranças dele. “Para a seleção foi muito importante. Ele esteve no comando por muitos anos e fez parte de uma parte realmente maravilhosa da história. Acho que ele fará muita falta.” Larranaga fez 22 aparições como treinador principal na Copa do Mundo de Futsal da FIFA, um número superado apenas por Gennadiy Lisenchuk (26) e Javier Lozano (32).

A Argentina, campeã e vice-campeã respectivamente nas duas últimas Copas do Mundo de Futsal da FIFA, enfrentará Ucrânia, Afeganistão e Angola no Grupo C do Uzbequistão 2024, que começa em 14 de setembro.