ENTRETENIMENTO

Conmebol celebra 108 anos – LNF

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), fundada em 9 de julho de 1916, celebra nesta terça-feira 108 anos de histórias. Com sede em Luque, no Paraguai, a entidade tem dez filiadas espalhadas pelo continente: além da CBF, as federações nacionais de futebol da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, compõe o Conselho Consultivo da Conmebol e foi aclamado por esse colegiado em novembro de 2023, por unanimidade, como membro permanente do Conselho da Fifa.

 
 
   

Entre as competições mais conhecidas organizadas pela Conmebol estão a Libertadores (feminina e masculina), a Copa Sul-Americana e a Copa América – esta disputada em 2024 pelas dez seleções da América do Sul e outras vinculadas à Concacaf.

Em 1916, após o sucesso de uma competição realizada na Argentina, em razão do centenário da independência do país, e que contou com a presença das seleções do Chile, Uruguai e Brasil, além da anfitriã, o dirigente uruguaio Héctor Rivadavia Gómez propôs a criação de uma entidade que representasse a América do Sul.

Assim, em 9 de julho daquele ano, as confederações (federações) de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai fundaram a Conmebol.

A Confederação Sul-Americana de Futebol ostenta entre seus filiados dez títulos da Copa do Mundo organizada pela Fifa, cinco deles conquistados pelo Brasil. Atualmente a Conmebol é dirigida pelo paraguaio Alejandro Domínguez. A CBF parabeniza a Conmebol pela data festiva, desejando sucesso à entidade.