ENTRETENIMENTO

LNF atinge marca de R$ 1 bilhão em retorno de mídia – LNF

Os números não mentem. A afirmação usada até por aqueles que possuem dificuldades em lidar com eles é inconteste quando servem para ilustrar a relação entre investimento e retorno. No futsal não é diferente. O relatório encomendado para analisar a temporada 2023 mostra que a LNF atingiu a marca de R$ 1 bilhão em retorno de mídia. Ou seja, a maior competição da modalidade mais praticada no país se destaca também pela exposição que gera para clubes e marcas diante do alcance do público interessado. Para se ter uma ideia do crescimento da LNF em um curto prazo, o valor analisado representa mais que o dobro da temporada 2022.

O material foi produzido pelo Ibope Repucom. A ferramenta do software identifica características de qualidade da exposição de marca em cada inserção, gerando o “Resultado QI”, baseado em um algoritmo próprio. De posse das informações, é possível que clubes e patrocinadores vejam o mapa capilarizado do campeonato, disputado boa parte dele no interior, mas com alcance em todas as regiões do território nacional.

 
 
   
Final da LNF 2023 entre Atlântico x Joinville

Retorno e alcance

O ano de 2023 foi emblemático para a LNF por alguns fatores que ajudam a validar os números e explicá-los. Além de ter o naming rights comercializado pela primeira vez na história, a grande final em jogo único foi transmitida em canal aberto pela maior emissora do país, a Globo.

Além disso, o canal de streaming, que até então era no formato PPV, e o sportv (tv fechada), parceira desde a fundação da Liga em 1996, contribuíram para que as partidas, todas transmitidas ao vivo, chegassem a mais gente ainda.

No total, foram 84 horas de transmissões no sportv em 31 jogos ao vivo, com mais de 4 milhões acompanhando. No streaming, o número foi de 2 milhões de pessoas alcançadas. Ao todo, mais de 6 milhões de pessoas assistiram a LNF 2023.

A conta soma 305 jogos transmitidos entre a primeira fase da competição e os Playoffs.  Exceto os jogos de TV, todos os outros tiveram cobertura da LNFTV, incluindo a final. As marcas dos principais patrocinadores da LNF tiveram mais de 94 mil aparições, resultando em um retorno de investimento de mais de 80 vezes do valor investido.

Final da LNF 2023 entre Atlântico x Joinville

Perfil do público

O relatório ganha em importância à medida em que é possível ter ideia mais detalhada do público atingido pelo futsal. Com a maioria masculina em percentual de 60% contra 40% de mulheres, tem mais entrada na faixa etária de 24 a 40 anos de idade.

Temporada 2024

A LNF 2024 está na metade da primeira fase. Das 24 equipes, 16 avançam para os Playoffs. As quatro últimas campanhas, respeitando um ranking com a pontuação dos últimos dois anos, disputarão a Liga de Acesso em 2025.

Outra novidade da temporada é o canal da LNFTV no YouTube. Ali, além de 100% dos jogos transmitidos ao vivo e de forma gratuita, o público acompanha um programa semanal com o noticiário do campeonato. Duas séries também fortalecem o canal, que já possui 127 mil inscritos, “Billy na Estrada” e “O Corre da Bola Pesada”. Até aqui foram mais de 8 milhões de visualizações nas transmissões em 120 jogos disputados.

Na tv fechada, até o momento, apenas com as seis partidas transmitidas pelo sportv, houve mais R$ 150 milhões em valor de mídia para uma audiência de mais de 130 mil pessoas. De olho no público jovem, a LNF também fez parceria com a CazéTV, maior canal esportivo de YouTube no Brasil, com mais de 13 milhões de inscritos. Duas partidas por rodada com o selo da marca do fenômeno Casimiro, alguém que conhece muito bem de números e o que eles representam.

Jaraguá e ACBF jogo valido pela 9ª rodada da LNF 2024