ENTRETENIMENTO

Clube Ecológico “Roda Viva” encerra programação do semestre com Festa Junina ecológica – Agência de Notícias



25 de junho de 2024

12:51

Por: Mariana Campos

 
 
   

Fotos: Sema

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizou, na manhã desta terça-feira (25), o encontro do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, no Parque da Biquinha. A programação especial, que encerrou as atividades do primeiro semestre deste ano, contou com uma Festa Junina ecológica, para trabalhar a questão do consumo consciente.

Criado há mais de 12 anos, o projeto de Educação Ambiental da Sema tem como objetivo oferecer um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente, o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes.

A Festa Junina ecológica contou com reaproveitamento de diferentes materiais em jogos e brincadeiras tradicionais desta época do ano, como o jogo de argola, utilizando rolinho de papel higiênico e garrafa pet; e a pescaria, com as varinhas feitas de rolinho de jornal e barbante.

Além disso, a equipe de Educação Ambiental da Sema fez um bate-papo com os idosos para falar sobre os riscos de causar incêndio em área urbana ou área verde, seja ao fazer fogueira ou soltar balão, além dos problemas ocasionados pela soltura dos fogos de artifício com estampido, seja em pessoas ou animais.

Os encontros do “Roda Viva” ocorrem, semanalmente, às terças-feiras, das 9h às 11h30, no Parque da Biquinha. A cada semana, a Sema prepara atividades variadas adequadas ao público-alvo, como oficinas de arte e artesanato, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, dança circular, entre outras.

Os adultos acima de 60 anos interessados em fazer parte do grupo devem se inscrever, a partir de 1 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997, ou diretamente no Parque da Biquinha, localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, no dia 13 de agosto, quando a programação será retomada. As vagas são limitadas.