Fotos: GCM
A Prefeitura de Sorocaba realizou blitz de controle de ruído emitido por escapamento de motocicletas, nesta sexta-feira (4), na Zona Norte de Sorocaba. A operação integrada ocorreu na Avenida Joaquim José de Lacerda, no Jardim Sorocabano, das 8h30 às 10h30. No total, 46 motos foram fiscalizadas e 42 autuações registradas, oito delas por infração ambiental. Um veículo acabou apreendido.
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Guarda Civil Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), a blitz tem como objetivo coibir a poluição sonora, causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
Os profissionais da Sema avaliaram seis motocicletas, com o uso do equipamento sonômetro. Houve oito autuações por infração ambiental, no valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Por sua vez, os agentes de trânsito da Semob emitiram 18 autuações a motociclistas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e apreenderam uma delas, enquanto os GCMs efetuaram outras 16 autuações de trânsito.
A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança que atuam na cidade, para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.