No dia 9 de junho, a Guarda Mirim de Ubatuba comemorou 58 anos de existência. Para celebrar a data, a instituição promoveu uma comemoração no último sábado (8), juntamente com o treinamento semanal dos jovens integrantes da corporação.
Durante a solenidade, foram incorporados 150 novos guarda-mirins, totalizando 300. Além das formalidades, o evento também contou com uma apresentação em LIBRAS, juntamente com a professora Brenda e a finalização com um almoço.
O presidente da Guarda Mirim, Júlio França, compartilhou a alegria de viver esse momento. “É um prazer estar aqui e atuar como presidente, há três mandatos, junto com toda a minha diretoria e todos esses guardas-mirins que amo”, disse.
Quem também comemorou a ocasião foi o comandante da corporação, Lindston Saldanha. “Estou há 18 anos aqui só vendo a evolução, a construção da quadra, e os jovens satisfeitos”, frisou.
A guarda mirim que atua na Secretaria de Urbanismo, Vitória Priscila Félix do Nascimento, comentou que a comemoração foi bonita e que todos os presentes se divertiram bastante. “Ficamos felizes em ouvir os discursos em que os presentes expressaram que o desenvolvimento da Guarda Mirim é satisfatório. Eu sempre quis entrar na Guarda Mirim, era meu sonho, então,
quando eu passei, eu fiquei muito feliz. Presenciar o aniversário da Guarda Mirim me deixa mais feliz ainda e, também, ver que as pessoas estão disponibilizando uma oportunidade a vários jovens poderem se aprimorar em um programa de menor aprendiz”, finalizou.
Mais sobre a Guarda Mirim
A Guarda Mirim de Ubatuba foi fundada em 09 de junho de 1966, por um grupo de autoridades civis, judiciárias e policiais civis que perceberam a necessidade de realizar um trabalho com crianças e adolescentes de famílias que se encontravam em vulnerabilidade e risco social.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos e oferta espaço de convívio e desenvolvimento de habilidades, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Ubatuba, Alexandre Napoli, a instituição é fundamental para o município. “A Guarda é o local onde ajudamos os jovens de nossa cidade, transmitindo conhecimento, disciplina, moral e cívica e onde também é oferecida a oportunidade do primeiro emprego”, salientou.