O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos meteorológicos. O primeiro, que iniciou no final da tarde de ontem (3) e vai até o fim do dia desta terça-feira (4), prevê chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
O segundo foi emitido na madrugada desta terça-feira (4) e vai até às 6 da manhã de quarta-feira (5), apontando queda de 3ºC a 5ºC na temperatura. Nesta terça-feira, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), a previsão é de 90% de chuva, com mínima de 17ºC e máxima de 25ºC. Já na quarta, as temperaturas variam de 16º C a 24ºC, mantendo a tendência de 90% de chuva.
Os bairros com maior registro de chuva até a manhã desta terça-feira são Perequê-Açu, centro, Figueira, Itamambuca e Araribá.
De acordo com a Defesa Civil, a recomendação é não se abrigar embaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também recomendado que as pessoas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de enxurradas e inundações, a instrução é não enfrentá-las, pois são muito perigosas e podem arrastar uma pessoa. Moradores de área de risco precisam ficar atentos aos sinais que precedem os deslizamentos de terra, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados.
Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Para receber os alertas meteorológicos de risco da Defesa Civil estadual, basta se cadastrar pelo 40199, inserindo o CEP da rua da residência. Quem já possuía cadastro com o CEP genérico 11680 deve se recadastrar, inserindo o código da rua.