ENTRETENIMENTO

Central de monitoramento do nível de satisfação da população, desenvolvido em parceria com o PTS, será implementado em Campina Grande (PB)



4 de junho de 2024

11:43

Por: Marcelo Andrade, Rose Campos

 
 
   

Foto: PTS/Divulgação

A partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Prefeitura de Campina Grande (PB), no dia 1º de junho de 2023, foi facilitado o apoio mútuo entre os municípios de Sorocaba e Campina Grande. E, dentro desse acordo, uma nova ação deverá resultar na implantação, naquela cidade, de uma central de monitoramento, em tempo real, que permite à administração municipal acompanhar o nível de satisfação da população em relação aos serviços públicos oferecidos, entre os quais estão, por exemplo, atendimento à saúde, educação e transporte público. A ferramenta foi criada pela Conte Smart Technology, startup residente no PTS, sendo que ela já opera em Sorocaba, em parceria com a administração municipal. Além da visita ao nosso Parque Tecnológico, na sequência, os representantes de Campina Grande também estiveram na Prefeitura de Sorocaba, em contato com representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Também participaram do encontro o gerente-administrativo da Agência Inova, gestora dos programas e ações do PTS, e o empresário Felipe Conte, CEO da Conte Smart Technology.

Sorocaba é uma cidade-irmã de Campina Grande, em especial pelo convênio e pela aproximação que o acordo permite realizar com o Parque Tecnológico de Sorocaba. Campina Grande é uma cidade tecnológica também e isso facilita muito essa troca de experiências nas áreas de tecnologia e inovação. E uma de nossas necessidades é um produto que está sendo trabalhado aqui no PTS e será de grande importância também para nós, o aplicativo Cidade Inteligente, cujas funções incluem a central de monitoramento dos serviços públicos. Esperamos, tão logo seja possível, adotar esse sistema em nossa cidade”, destacou o secretário de Planejamento do município paraibano. Inclusive já demonstramos a ferramenta ao prefeito de Campina Grande. Ele ficou encantado e já determinou a busca dessa parceria”.

Para a presidência do PTS, em um curto espaço de tempo, ou seja, em menos de um ano, já é possível ver o resultado dessa parceria entre as duas cidades. Tão logo houve a assinatura do acordo de cooperação, a primeira parceria definida consistiu em trazer para Sorocaba tecnologia com as características de “Botão de Assédio”, que já está sendo utilizada na capital paraibana, com foco na segurança em escolas. Outro projeto previsto permitirá ao PTS auxiliar a Prefeitura de Campina Grande no desenvolvimento de um sistema de gestão de resultados. Conhecido como KPI, o sistema capta e reúne os indicadores mais importantes de um planejamento, sendo capaz de identificar quais áreas estão alcançando seus objetivos e quais ainda requerem algum tipo de apoio ou revisão.