Programa Cegonha Carioca já beneficiou mais de 1,3 milhão de mães no Rio – Prefeitura do Rio
Desde que foi restaurado em sua totalidade, em 2021, o Programa Cegonha Carioca já beneficiou mais de 294 mil mulheres em todo o município do Rio de Janeiro. Implantado em 2011 como serviço da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é pioneiro no Brasil e tem o objetivo de garantir uma assistência humanizada, com melhor cuidado para a mãe e o bebê, desde o pré-natal até o parto. Ao todo, desde a implantação, o programa já atendeu mais de 1,3 milhão de mulheres, sendo um incentivo para as futuras mamães não descuidarem do pré-natal.
As gestantes que realizam o pré-natal nas unidades de atenção primária do município recebem o Passaporte Cegonha, com registro da maternidade de referência para a realização do parto. A partir da 28ª semana de gestação, as mães cadastradas podem agendar uma visita à maternidade, juntamente com um acompanhante, para conhecer a estrutura e tirar dúvidas. As famílias também recebem o kit cegonha, com enxoval para o bebê com bolsa, trocador, macacão, casaquinho, body, toalha, manta, calças e meias. Até o momento mais de 394 mil kits foram distribuídos.
O serviço garante ambulâncias exclusivas para levar as gestantes atendidas pelo programa até a maternidade em conforto e segurança. As ambulâncias contam com equipamentos e profissionais habilitados e, quando acionadas, vão até o local onde a gestante está para fazer avaliação com o profissional. Caso a paciente já esteja em trabalho de parto, ela é conduzida em segurança até a maternidade de referência. O serviço pode ser solicitado pelo número 2599-4744.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Cegonha Carioca Cidade Dia das Mães saúde
Notícias
Agentes do BRT Seguro prendem homem que furtou equipamento do Terminal Gentileza
11 de maio de 2024
Entorno do Maracanã tem esquema especial de trânsito para jogo do Brasileirão, neste sábado
11 de maio de 2024
CET-Rio monta esquema especial de trânsito para a Feira das Yabás
11 de maio de 2024
Estação da Leopoldina vai ser restaurada, ganhar habitações, centro de convenções e Fábrica do Samba
11 de maio de 2024
Passeio ciclístico pela região da Pequena África marca programação do Movimento Maio Amarelo
10 de maio de 2024