Obras de infraestrutura do Sítio do Coronel, em Sepetiba, foram inauguradas neste domingo (21/4) – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
O feridado do Dia de Tiradentes (21/4) foi de muito trabalho para o prefeito em exercício do Rio, Luiz Antonio Guaraná, que esteve na Zona Oeste para entregar obras e iniciar novas frentes de trabalho do Bairro Maravilha. As inaugurações ocorreram nos bairros de Sepetiba e Guaratiba, enquanto o começo dos trabalhos ocorreu em duas regiões de Paciência.
– Hoje, dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, um domingo, feriado, mas a prefeitura continua trabalhando. Fiz visitas na Zona Oeste da cidade, lançamos duas obras, da Morada dos Pitocos e de Manguariba III. Vamos iniciar o Bairro Maravilha nesses dois locais, com urbanização de ruas, drenagem e canalização de esgoto. Fizemos também duas inaugurações de outros dois projetos do Bairro Maravilha, no Sítio do Coronel e em Guaratibinha – disse o prefeito em exercício.
A entrega das obras do Bairro Maravilha ocorreu no Sítio do Coronel, em Sepetiba, e na comunidade Guaratibinha, em Guaratiba. No total, 15 ruas foram requalificadas nestas localidades, sendo 10 no Sítio do Coronel e cinco na Guaratibinha. Os serviços incluíram a implantação de galerias pluviais para a drenagem correta de água da chuva, instalação de redes de água potável e esgoto sanitário, calçamento e pavimentação para melhorar a circulação dos moradores.
Já em Paciência, duas áreas foram beneficiadas com o início das obras do Bairro Maravilha. O programa de urbanização da Secretaria Municipal de Infraestrutura vai reformar 16 ruas da comunidade Morada dos Pitocos e outras 36 do Conjunto Manguariba III. O pacote de melhorias inclui instalação de saneamento, construção de calçadas e pavimentação das vias.
A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi fez um balanço do programa Bairro Maravilha. E destacou que essas obras têm melhorado significativamente a qualidade de vida de todas as pessoas beneficiadas.
– É um programa que leva infraestrutura para as localidades desprovidas de água, esgoto, asfalto, calçada. São obras grandes, em Manguariba III são 41 ruas e em Morada dos Pitocos são 16 ruas. Nessas localidades a gente vê esgoto a céu aberto e uma obra com qualidade demanda tempo, a gente não pode iniciar em todas as ruas ao mesmo tempo – disse a secretária.
O subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, já iniciou o acompanhamento da instalação dos novos canteiros de obras. E ressaltou a felicidade pela conclusão dos trabalhos no Sítio do Coronel e Guaratibinha.
– Quando vemos a mudança na vida das pessoas, isso é o combustível que precisamos para lutar cada vez mais. A gente avançou bastante na Zona Oeste com o Bairro Maravilha, com o BRT e vários outros programas – disse Borba.
Com o Bairro Maravilha, investimentos da Prefeitura em infraestrutura e urbanização ultrapassam R$ 1 bilhão
Desde 2021, a Prefeitura do Rio de Janeiro já transformou 31 localidades da Zona Oeste por meio do programa Bairro Maravilha. As ruas ganham saneamento básico, pavimentação e calçamento, melhorando a capacidade de escoamento da água da chuva e a acessibilidade. Outros 21 projetos estão em andamento na região mais populosa da cidade. É o caso, por exemplo, do Jardim Maravilha, em Guaratiba, que está recebendo a primeira fase das obras do programa de urbanização e infraestrutura.
A Zona Norte também foi contemplada com as benfeitorias do Bairro Maravilha. Oito localidades recebem as ações do programa da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Uma intervenção já foi entregue aos moradores do subúrbio, no bairro do Encantado.
O investimento total para o programa é de mais de R$ 1 bilhão. Até fevereiro deste ano, cerca 70 quilômetros de urbanização já tinham sido executados pelo Bairro Maravilha.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Bairro Maravilha Guaratiba inauguração início das obras Paciência sepetiba Subprefeitura da Zona Oeste
Notícias
Nasce o primeiro bebê da Maternidade da Rocinha, inaugurada sábado
21 de abril de 2024
Comlurb prepara operação especial de limpeza para festejos de São Jorge em Quintino e no Centro
20 de abril de 2024
Rocinha ganha maternidade para partos de baixa complexidade
20 de abril de 2024
CET-Rio monta esquema de trânsito para festa e procissão de São Jorge em Quintino
20 de abril de 2024
Casa TUCUM, mais um projeto do Reviver Centro Cultural, é inaugurada no Centro do Rio
20 de abril de 2024