O curso contou com a aula inaugural com o tema do racismo – Prefeitura do Rio
A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deu início em abril ao curso de formação e capacitação para atuação na Ronda Maria da Penha (RMP). E também está recebendo em sua plataforma de ensino à distância o curso de Políticas Públicas e Relações Étnico-raciais, por meio de um termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Os dois cursos são voltados para a capacitação de guardas municipais e demais servidores da Prefeitura do Rio visando a garantia de direitos e o estímulo a um olhar mais humanizado e solidário na rotina operacional, alinhados a uma política de promoção dos direitos humanos.
– Os agentes de ordenamento urbano e de segurança pública têm, antes de tudo, a missão de garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados. Por isso, investimos tanto nesse tipo de capacitação, seja dando destaque a essas questões nos nossos cursos, como o que habilita os guardas a atuarem na Ronda Maria da Penha, como fechando parcerias como essa com a Assistência Social – destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.
O curso de formação da Ronda Maria da Penha iniciou com 85 alunos e visa capacitar o efetivo a realizar a atividade especializada desempenhada pelo grupamento. A RMP atua na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas expedidas pela Justiça para proteger mulheres que já foram vítimas de violência, e o trabalho conta com visitação às assistidas, legislação e também procedimento operacionais específicos. Nesta edição, o curso contou ainda com a ampliação da carga horária de algumas disciplinas como Comunicação Não Verbal, Segurança Física de Instalações com Abordagem em Princípio de Incêndio e Diretrizes Legais. A mudança se deu a partir da percepção da importância desse conhecimento nas ações de acolhimento e abordagens emergenciais realizadas pelo efetivo que já atua na Ronda.
Já a capacitação promovida pela SMAS será toda oferecida de forma online e é voltada para funcionários da própria secretaria, da Guarda Municipal e das secretarias de Saúde e Educação, que são profissionais que precisam lidar no cotidiano com questões que envolvem o preconceito racial. Além de fornecer a plataforma para o curso online, a Guarda Municipal também está participando da capacitação, contribuindo com as experiências e conhecimento do programa GM sem preconceito, que trata questões como capacitismo, intolerância religiosa e agressão a mulher.
O curso teve a aula inaugural “Caminhos para o enfrentamento ao racismo através das políticas públicas”, presencial, nos dias 4 e 5 de abril, no auditória da GM-Rio, e contou com a presença da assistente social Cristiane Santana, que é coordenadora de Direitos e Conselhos da SMAS/RJ, especialista em Direitos de Políticas Públicas e mestre em Saúde e Políticas Públicas, e com a Dra. Carolina Rocha, escritora, ativista e historiadora, que também é mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ).
– Fiz a minha inscrição nesse curso para entender a origem do racismo, entender de fato o que é o racismo, como me portar ao ver uma situação de racismo acontecendo e também como me portar caso eu sofra racismo. Entender como o racismo estrutural acontece, ter dados históricos do povo preto. Entender de onde vem a desigualdade social do nosso país. Entender também todos o tipos de racismo. Não basta apenas não ser racista, temos que ser anti racistas – destacou o guarda municipal Robert Gomes, da Assessoria de Comunicação Social. Ele é um dos alunos da primeira turma do curso oferecido pela SMAS.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: capacitação profissional Cursos direitos humanos Guarda Municipal Ronda Maria da Penha
Notícias
Comlurb prepara esquema especial de limpeza para estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro
12 de abril de 2024
Zona Oeste recebe grandes investimentos da Prefeitura para a melhoria de vida da população
12 de abril de 2024
CET-Rio monta esquema de trânsito para caminhada em prol da conscientização pelo autismo
12 de abril de 2024
Nova frota de ônibus amarelinhos proporciona aos cariocas mais qualidade de vida
12 de abril de 2024
Prefeitura do Rio inaugura Hospital Maternidade Paulino Werneck
12 de abril de 2024