Qua 13 março 2024 16:10 atualizado em Qua 13 março 2024 16:29
Conselho curador da Fapemig tem novos membros
Luciano Pereira e Guilherme da Cunha foram empossados na terça-feira (12/3)
Luciano Pereira / Fapemig-Divulgação
Dois novos membros do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acabaram de tomar posse. Luciano Pereira, pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla), e Guilherme da Cunha Andrade, secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede MG), foram empossados, nessa terça-feira (12/3), durante a segunda reunião ordinária de 2024 do órgão colegiado.
A presidente do Conselho Curador, Júnia Cioffi, também presidente da Fundação Hemominas, deu as boas-vindas aos novos conselheiros. Luciano Pereira agradeceu a acolhida: “Quero agradecer a indicação de meu nome e a recepção, sempre calorosa, como pesquisador e, agora, como membro do Conselho Curador”. Guilherme da Cunha destacou a importância do trabalho em conjunto: “Trago a visão e os pensamentos da Sede para trabalhar em sinergia com o Conselho e a Fapemig”.
Luciano Pereira assume como representante das instituições federais. Ele é bacharel em Odontologia pela Unilavras, especialista em Farmacologia pela Ufla, mestre e doutor em Fisiologia pela Unicamp, com período sandwich na Utrecht Medical Center UMC/Holanda. Possui dois pós-doutorados, um na Unicamp e outro na UFMG. Aprovado em Concurso Público da Ufla em 2009, atualmente é professor Associado IV da área de Fisiologia Humana do Departamento de Medicina da Universidade. É Bolsista em Produtividade 1D do CNPq desde 2008.
Guilherme da Cunha / Fapemig – Divulgação
Guilherme da Cunha toma posse como representante da Sede MG, em conformidade com o Decreto Estadual nº 48.715, de 26 de outubro de 2023, que alterou o Decreto Estadual nº 47.931, de 29 de abril de 2020 – Estatuto da Fapemig. Natural de Belo Horizonte, é formado em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Tributário pela FGV. Em 2018, foi eleito deputado estadual em Minas Gerais. Na Assembleia Legislativa, atuou em prol da liberdade e responsabilidade fiscal. Foi vice-líder do governo, criador e presidente da Frente Parlamentar pela Desburocratização, relator da Comissão Extraordinária de Privatizações e membro titular da Comissão de Constituição e Justiça. Atualmente, exerce a função de secretário-executivo na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais
Os mandatos dos novos conselheiros vão de 08/03/2024 a 07/03/2028.