NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Cemig finaliza manutenção especial da rede elétrica para o Carnaval

Sex 09 fevereiro 2024 18:25 atualizado em Sex 09 fevereiro 2024 18:36

Cemig finaliza manutenção especial da rede elétrica para o Carnaval

Força-tarefa da companhia priorizou condições de segurança nos locais onde haverá eventos carnavalescos

Cemig / Divulgação download da imagem

Apesar de manter um rotineiro programa de manutenção da rede elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vem atuando, desde dezembro de 2023, com uma força-tarefa especial composta por 128 equipes dedicadas a executar ações preventivas no sistema elétrico em toda a sua área de concessão, operação montada especialmente para o Carnaval de 2024. O objetivo desta ação é garantir uma festa segura para que todos os foliões possam se divertir com alegria e sem acidentes com a eletricidade. 

 
 
   

Ao todo, a empresa investiu mais de R$ 640 mil nesta operação em Minas Gerais. As iniciativas envolvem inspeções e, caso necessário, manutenções da rede elétrica nos locais em que acontecem eventos carnavalescos. Além disso, funcionários da Cemig orientaram os promotores desses eventos quanto à distância de segurança para instalação de palcos, trios elétricos e destacaram medidas de segurança com a rede elétrica. 

Para que os eventos possam acontecer sem que haja acidentes com a rede elétrica, técnicos da Cemig visitaram cerca de mil locais indicados pelos organizadores e prefeituras dos municípios que terão Carnaval. Durante esses trabalhos, os profissionais inspecionaram a rede elétrica do local, orientaram os organizadores dos eventos sobre os cuidados necessários e distribuíram material informativo com dicas de segurança com a eletricidade.  

"Ao analisar os trajetos dos desfiles e locais de festas e aglomerações, a Cemig observa itens básicos de segurança da população, como especificações do cabeamento, cuidados com fios partidos, necessidade de poda de árvores e a condição dos postes do trecho em questão, entre outros cuidados essenciais. E, naqueles locais em que foi necessário atuar na manutenção, o serviço foi priorizado", explica o engenheiro do Sistema Elétrico de Distribuição da Cemig, Fernando Cesar Gomes. Ele afirma que, com a que a força-tarefa, a companhia cumpriu a meta de inspecionar 100% dos locais informados pelo poder público, garantindo a manutenção em pontos críticos e de grande fluxo de pessoas. 

Foram inspecionadas 863 de quilômetros de redes de distribuição da companhia, e em diversos locais foram feitas podas de árvores em conflito ou com potencial a causar danos à rede elétrica. Além disso, foram substituídos componentes dos circuitos da rede elétrica, além da atuação das equipes especializadas em termovisão, trabalho feito com equipamento capaz de detectar "pontos quentes" na média tensão, que podem causar rompimento dos cabos e conexões do sistema de distribuição.

"No trabalho de varredura dos circuitos com os aparelhos de termovisão, os técnicos inspecionam os locais por onde os blocos solicitam passar, visando a Identificação de possíveis situações de risco envolvendo a rede elétrica, para que posteriormente as equipes de manutenção possa atuar nos reparos e ajustes necessários para garantir a integridade do sistema e continuidade dos serviços", completa Fernando Cesar Gomes.  

Orientações de segurança da Cemig

outras notícias