Qui 01 fevereiro 2024 11:30 atualizado em Qui 01 fevereiro 2024 11:32
Reforma duplica vagas no Centro Socioeducativo de Uberaba
Unidade que recebe jovens em conflito com a lei recebeu série de melhorias, incluindo um consultório para atendimento odontológico
Sejusp / Divulgação download da imagem
O Núcleo I do Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR), no Triângulo Mineiro, passou por uma reforma para receber adolescentes em conflito com a lei da cidade e região. Vinte e duas vagas foram liberadas graças às obras e já estão disponíveis na unidade. Com as intervenções, o centro, que vinha operando com 20 vagas, retoma sua plena capacidade de atendimento, estando apto a receber até 42 adolescentes. O Núcleo I estava interditado desde 2018 e, após inúmeras adequações realizadas, ajustadas com as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, foi liberado. “A desinterdição traduz o novo momento que a unidade está vivendo, um momento de crescimento, legitimidade institucional, compromisso ético e profissional com os princípios do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), bem como o empenho da direção e de todos os servidores em busca de um objetivo comum que é o atendimento qualificado e humanizado do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa", destaca a diretora do Centro Socioeducativo de Uberaba, Michelle Delalíbera.
Sejusp / Divulgação
Segundo ela, a retomada da capacidade plena de funcionamento da unidade é um marco na história do CSEUR. Retirada de infiltrações, pintura do espaço, abertura de porta para saída de emergência, abertura de basculante para melhoria da ventilação e claridade, reformas no teto e na parte hidráulica, além da pintura do piso, foram algumas das melhorias do espaço. A reforma foi realizada entre outubro e novembro do ano passado pela Construtora Santa Amélia, vencedora do ato convocatório realizado pelo Instituto Elo, entidade que gerencia o Centro Socioeducativo de Uberaba, em parceria com a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). “O fim da interdição do CSEUR representa um marco significativo na política socioeducativa desenvolvida na unidade, pois além de possibilitar a utilização integral das estruturas que compõem o complexo, constitui um certificado de autenticação da qualidade dos trabalhos desenvolvidos atualmente pelo programa socioeducativo”, avalia o juiz da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, Marcelo Lemos. Consultório odontológico O Centro Socioeducativo de Uberaba iniciou o ano ainda com outra boa notícia. O consultório odontológico, que vai atender a todos os adolescentes da unidade, passou a funcionar em 8/1. No espaço será realizado todo o tratamento primário: limpezas, restaurações, acompanhamento preventivo e tratamento periodontal. Demais procedimentos especializados são encaminhados para a rede parceira. Uma dentista realiza os trabalhos com os adolescentes de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Até o momento, 19 adolescentes foram atendidos e 29 procedimentos foram realizados.