NOTÍCIAS

Prefeitura celebra acordo com TSE para criação do Museu da Democracia – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Prefeito Eduardo Paes e ministro Alexandre de Moraes assinaram o documento em Brasília – Antonio Augusto / Secom / TSE

A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar o Museu da Democracia (Mude). O local é fruto de uma cooperação entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O documento foi assinado nesta segunda-feira (11/12), na sede do TSE, em Brasília (DF), pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, e pelo prefeito Eduardo Paes. O Mude será um espaço de celebração e reafirmação da importância da democracia para o Brasil. Nele, os visitantes poderão conhecer a trajetória da democracia do país até os dias atuais.

O Museu da Democracia funcionará no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, no Centro, local onde já funcionou a sede do Tribunal, no período de 1946 a 1960, quando então foi transferida para Brasília, em razão da inauguração da nova capital federal.

 
 
   

– É uma das áreas mais bonitas da cidade. Ali tem o centro histórico do Brasil Colônia, do Brasil Império e da República – ressaltou Eduardo Paes. – O Museu da Democracia certamente é um espaço em que a gente vai poder iluminar algo tão obscuro na história brasileira, mostrar o quão importante é a democracia e o quanto a gente só evolui com ela. A gente cumpre aqui um papel para a cidade, para a República e para a democracia brasileira –  finalizou.

O ministro Alexandre de Moraes compartilhou que os mais recentes acontecimentos envolvendo ataques à democracia e à Justiça Eleitoral motivaram o resgate da história democrática no país por meio da fundação do museu. Segundo o presidente do TSE, o propósito é “demonstrar que, apesar de todos os percalços que tivemos nos últimos tempos, as instituições são mais fortes e estão preparadas para defender a democracia”.

“O importante é deixar isso para a história, para que as novas gerações, os estudantes e todas as pessoas possam verificar que o Brasil tem uma democracia forte, como [o país] a construiu e como vai, cada vez mais, fortalecê-la”, afirmou o ministro.

Chamamento Público

O TSE abrirá, com o auxílio da Secretaria Municipal de Cultura, um chamamento público para selecionar a organização da sociedade civil que ficará responsável pela implementação, operacionalização e gestão especializada do Mude.

Tanto o Tribunal quanto a Secretaria Municipal de Cultura do Rio deverão designar um servidor efetivo para realizar a interface entre os órgãos e também a supervisão e o acompanhamento da execução do acordo de cooperação técnica.

Acordo

O acordo de cooperação técnica tem duração de dois anos, a contar da data de divulgação do extrato no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e poderá ser prorrogável por igual período. A publicação do extrato no PNCP deve ocorrer no prazo de 10 dias úteis, contados da assinatura do acordo.

Para entender melhor como será regido o acordo, basta conferir a Lei Federal nº 14.133/2021, o Decreto Federal nº 11.531/2023 e a Lei Federal nº 13.709/2018, com as respectivas alterações.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria de Trabalho e Renda divulga 1.042 vagas em empresas parceiras, com 637 para PCDs

11 de dezembro de 2023

Ralo Limpo: operação da Comlurb já removeu 37,6 toneladas de resíduos

11 de dezembro de 2023

Túneis Acústico e Zuzu Angel serão fechados neste domingo para obras de revitalização

10 de dezembro de 2023

Guardas motociclistas prendem idoso que vendia bilhetes RioCard irregularmente na Alvorada

10 de dezembro de 2023

Prefeitura do Rio entrega a Nova Transoeste com pista revitalizada e frota renovada

9 de dezembro de 2023

< Voltar