DownloadSecretário da Segurança Pública Guilherme Derrite no púlpito durante evento
A região de Ribeirão Preto ampliou a participação da comunidade nos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg). Na atual gestão da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o número de conselhos aumentou de 30 para 53 em atuação.
Para valorizar a participação dos voluntários, a SSP promoveu na segunda-feira (4) o ciclo Estadual da Integração Comunitária dos Consegs para os municípios da região de Ribeirão Preto. Além de reconhecer o esforço dos integrantes, a nova etapa promove a capacitação das pessoas que atuam nos Consegs com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelos conselhos.
“Essa ação é um reconhecimento e uma retribuição ao trabalho de vocês que nos trazem um diagnóstico dos problemas da região”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante o evento. “Nós não vamos fugir dos problemas, e com os senhores vamos atuar para melhorar a segurança em nosso Estado.”
O presidente do Conseg de Ribeirão Preto, Maurício Ribeiro de Arruda, avalia que a principal meta atualmente é mostrar à sociedade a importância da participação na elaboração de políticas públicas. “Nós temos que auxiliar os órgãos públicos, com as demandas e a participação efetiva, para a realização de mais ações pontuais, conforme a necessidade da comunidade”, disse. Para ele, participar do evento é uma maneira de valorizar e capacitar os voluntários que atuam nos Consegs.
“Essa união é fundamental para que o policial entenda o trabalho que realiza na comunidade para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade”, afirmou o coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante-geral da Polícia Militar.
Ribeirão Preto possui 812 programas de Vizinhança Solidária
A região de Ribeirão Preto conta com 63 municípios e uma população de quase 4 milhões de habitantes.
Neste ano, o programa Vizinhança Solidária, que é um braço do Conseg, foi ampliado chegando a 812 ativos, a maioria na área urbana, mas também no apoio às ações da ronda escolar e na área rural. O objetivo é incentivar as ações de prevenção primária nos locais onde as pessoas moram, trabalham ou estudam por meio de ações destinadas a evitar ou reduzir as ocorrências.
“O programa tem ajudado muito na redução dos indicadores criminais. Isso se deve à participação da população no apoio às forças de segurança”, afirmou coronel Marcelo Sançana, do Comando de Policiamento do Interior (CPI-3).
Conforme os dados do Deinter 3, neste ano, a maioria dos índices criminais reduziram na região, como homicídios (5%), roubos (13%), roubos de veículos (8%) e furtos de veículos (8%) na comparação com o mesmo período de 2022.
“O Conseg é uma ferramenta de união das forças. A gente precisa conversar com a sociedade porque ela precisa ter uma porta aberta com a delegacia sem burocracia para ouvir os problemas da região”, lembrou o delegado Jorge Amaro Cury Neto, diretor do Deinter 3.
O coordenador estadual dos Consegs, coronel Leonardo Isipon, abriu a etapa do ciclo e agradeceu aos voluntários que atuam no conselho. “O evento é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há um bom tempo. É essencial a participação da comunidade no trabalho desenvolvido diariamente pelas forças de segurança do Estado”, afirmou.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp: https://bit.ly/govspnozap