A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) realizam, preventivamente, a limpeza e a manutenção do córrego na Vila Mathilde, nas proximidades do trecho compreendido entre as ruas João Guariglia e Elza Salvestro Bonilha, na Zona Leste da cidade.
As intervenções, que tiveram início na última semana, são necessárias para que o sistema, em um trecho de aproximadamente 550 metros de extensão, permaneça preservado e em plenas condições para comportar os períodos de chuvas e o consequente aumento do nível do manancial.
A previsão da autarquia é que os serviços no local sejam concluídos na primeira quinzena de dezembro. “Eles são executados por meio da utilização de uma escavadeira hidráulica, para retirada do sedimento depositado ao fundo do córrego, cujo material é transportado por caminhões até um aterro apropriado. Também é feita a remoção de mato e de todo tipo de resíduo, carregado em dias de chuva”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Os serviços na Vila Mathilde seguem programação pré-definida pelo Saae/Sorocaba, que engloba a manutenção preventiva de todas as Bacias de Contenção e córregos do município. Por exemplo, neste ano, a autarquia já executou os serviços preventivos em córregos dos bairros Brigadeiro Tobias, Jardim Brasilândia, Jardim Leocádia, Jardim Paulistano, Jardim Piratininga, Jardim Prestes de Barros (conhecido como Lavapés), Mineirão, Vila Barão, além das Bacias de Contenção do Abaeté, Campolim, Norcross e Rua Panamá (Barcelona), mais o desassoreamento da Bacia 1 do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) da Água Vermelha.