Fotos: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)
A Policlínica Municipal de Sorocaba completa, neste mês de novembro, 80 anos de serviços prestados à população de Sorocaba. Para comemorar a data tão especial, nesta sexta-feira (24), foi inaugurado o Centro de Disfunções Miccionais, voltado ao atendimento dos problemas que afetam o trato urinário.
O novo espaço, que passou por reforma recentemente, é composto pelo serviço de estudos urodinâmicos e pelo Ambulatório de Portadores de Sondas Urinárias de Sorocaba. Na solenidade, houve entrega de uma cadeira especializada para realização de exames urodinâmicos. Os equipamentos de alta tecnologia que compõem a sala são oriundos de doação dos Rotary Clubs de Sorocaba Vergueiro e Novos Tempos e do Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura.
O equipamento é fundamental no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes, a partir de 12 anos de idade. “Temos um atendimento detalhado, que traz mais agilidade nos diagnósticos, qualidade no tratamento e contribui na redução de demandas nas Unidades Pré-Hospitalar e de Pronto Atendimento”, explicou o médico urologista da Policlínica, Dr. Daniel Elpídio.
Com as análises realizadas no Centro de Disfunções Miccionais, é possível detectar problemas que afetam o trato urinário, como: sequelas neurológicas, próstata, incontinência urinária, enurese, entre outros. Este é um segundo momento de parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Rotary Club na Policlínica. Em 2018, a instituição já havia feito doação inédita ao Município de aparelho completo para realização de estudos urodinâmicos.
O Ambulatório de Portadores de Sondas Urinárias de Sorocaba da Policlínica compõe o Centro de Disfunções Miccionais e atua diretamente com ações educativas de capacitação em saúde e prevenção de complicações, com uso de sondas urinárias, treinamento em cateterismo intermitente, troca de sondas de forma sistemática e eletiva.
Este atendimento inédito é realizado por equipe multidisciplinar, composta por médico urologista, enfermeira e técnico de enfermagem, que efetuam as trocas das sondas urinárias e promovem o atendimento necessário a cada caso até sua finalização. Este Ambulatório de Sondas Urinárias funciona, segundas, quartas e quintas, no período da manhã, com média de 250 atendimentos, mês.
“Esse é mais um benefício para a população sorocabana na área da saúde. As parcerias com instituições são fundamentais e promovem conquistas muito importantes, como essa. Parabéns ao Rotary Club por esse gesto generoso”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
“Embora o aniversário seja da Policlínica, quem ganha é a população sorocabana, com um equipamento de alta qualidade. O Centro de Disfunções Miccionais é uma exclusividade, tanto em âmbito público, como privado em Sorocaba”, disse a gestora administrativa da Secretaria da Saúde (SES), Fernanda Senteio, que representou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo, na inauguração do novo espaço.
“Essa contribuição para a saúde de Sorocaba é um motivo de muito orgulho para o Rotary Club, que caminha em parceria com o Poder Público, visando o bem-estar das pessoas e ajudar ao próximo, de forma prática e efetiva”, disse a presidente do Rotary Club Sorocaba Novos Tempos (gestão 2022/2023), Sandra Cristina Ribeiro.
Também prestigiaram a inauguração o secretário municipal de Recursos Humanos (SERH), Cleber Fernandes, a coordenadora da Policlínica, Daniela Silva, e enfermeira Ana Maria Marques da Silva, além dos presidentes do Rotary Club de Sorocaba Vergueiro e Novos Tempos, Silvio Antonio de Oliveira Filho (gestão 2022/2023), Robson Peres da Costa (2023/2024) e Lilian Martire (2023/2024), respectivamente, e do presidente do Rotary Club de Tatuí Cidade Ternura, Carlos Alberto Lazzari Junior (2022/2023 e 2023/2024).