NOTÍCIAS

Programa “HumanizAção” realiza operação intensificada na região do Largo do Divino – Agência de Notícias

 

As equipes do Programa “HumanizAção”, da Prefeitura de Sorocaba, realizaram uma operação especial intensificada no Largo do Divino, Zona Oeste da cidade, na tarde desta quinta-feira (23). A ação, que também contemplou pontos ao longo da Avenida General Carneiro, foi motivada a partir de pedidos de moradores e comerciantes dos arredores, com o propósito de oferecer apoio social a pessoas em situação de rua.

 
 
   

Na ocasião, doze pessoas foram abordadas, das quais três aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Outro, dependente químico, usuário de álcool e maconha, aceitou ser atendido em uma clínica terapêutica conveniada com a Prefeitura, depois de receber os devidos cuidados médicos na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste.

“Foi uma ação bastante efetiva e integrada, pois também foram recolhidos cerca de 600 quilos de materiais inservíveis, como colchões abandonados, papelão, pedações de móveis velhos. São materiais que, se ficam nas ruas, correm o risco de entupir bocas de lobo, em dias de chuvas, além de poder juntar pragas e proliferar doenças”, explicou o secretário do Gabinete Central da Prefeitura, João Alberto Corrêa Maia, que coordenou a ação.

Segundo ele, como ocorre todos os dias, o programa “HumanizAção” terá sequência na noite desta quinta-feira, para realizar novas abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, em mais pontos da cidade. Durante o acolhimento no SOS, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e, sempre que necessário, cuidados de saúde.

O programa “HumanizAção” é realizado de maneira integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que atende 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).