A Prefeitura do Rio apoia a 20ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira, na Zona Norte, e reunirá vários órgãos e secretarias na Estrada do Portela, trecho entre a Avenida Ministro Edgar Romero e a Rua Américo Brasiliense, durante o evento neste domingo (26/11). A concentração será a partir das 9h, em frente à quadra da escola de samba Império Serrano, e o desfile começa às 14h, ao som dos DJs Natinho Negrada, Nanda Machado e Renan. De 18h às 20h, shows com o Grupo S.E.R, Império Serrano e Portela serão realizados no palco principal do Parque Madureira. O evento é organizado pelo grupo MGTT, e este ano conta com a direção artística do carnavalesco Milton Cunha, também vice-Presidente do grupo. Além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio), equipes da CET-Rio, Comlurb e da Guarda Municipal estarão desde às 6h dando suporte ao evento.
A partir das 9h, técnicos da CDS-Rio estarão no local para fornecer informações sobre legislação de direitos da comunidade LGBTI+ e sobre os serviços prestados pela Prefeitura. A Coordenadoria de Diversidade Sexual estará disponível para atender a população e receber denúncias. Também serão realizados atendimentos de vários tipos, como inscrição para programas desenvolvidos pela CDS-Rio, como o Banco de Talentos e distribuição de panfletos sobre PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição, e PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco).
– A retomada da tradicional Parada de Madureira é importante para o movimento LGBTI+ no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento homenageia a Loren Rainha do Buá, idealizadora da Parada, falecida em 2021 vítima de covid e conta com a direção artística do Milton Cunha. Historicamente, as Paradas do Orgulho sempre marcaram a luta pelos direitos civis e nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar ao Parque Madureira os serviços municipais para a população que estará no evento. Estaremos lá desde cedo – afirmou Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, pasta ligada à Casa Civil.
A equipe do Garupa, projeto que promove acolhimento à população trans, e o Rap da Saúde, Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde da SMS, também estarão presentes no evento, contribuindo com orientações, distribuindo preservativos internos e externos e esclarecendo as dúvidas da população. A Van Bora – serviço móvel de saúde da Prefeitura do Rio – disponibilizará testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, com aconselhamento pré e pós testagem, e a Van Vacina Rio vai oferecer vacinas de hepatite B, dupla adulto (dT), influenza e covid-19.
A Comlurb montou uma operação especial de limpeza em todo o percurso e nas ruas de acesso. Uma equipe de 120 garis e 15 agentes de limpeza urbana garantirá a limpeza antes, durante e depois do evento. Os trabalhos começam por volta das 6h de domingo e continuam até as 6h de segunda-feira (27/11), com a rotina de limpeza da área. Os trabalhos serão realizados com o apoio de duas varredeiras grandes e uma mini, 18 sopradores, três caminhões compactadores e três do tipo basculantes, um trator de comunidade, além de três carros-pipa e uma motobomba, que lavarão as pistas com água de reuso.
Ruas de Madureira serão interditadas no domingo
A Guarda Municipal do Rio montou operação especial com efetivo de 94 guardas – 11 de trânsito – em apoio à Parada LGBTI +. As ações preventivas e de ordenamento urbano e de trânsito começam a partir das 7h, nas ruas onde será realizado o evento e também nas principais vias de acesso. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com controladores da CET-Rio e guardas municipais, com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.
Técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. O esquema operacional será mantido até o término do evento. Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento. A recomendação é para utilizar transporte público coletivo regulamentado, como ônibus, BRTs e trem.
A CET-Rio fará interdições, das 8h às 20h, nas seguintes vias:
– Rua Carvalho de Souza, entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero – Avenida Ministro Edgard Romero, entre a Rua Dagmar da Fonseca e a Estrada da Portela – Rua Dagmar da Fonseca, entre a Avenida Edgard Romero e a Estrada do Portela – Travessa Natal, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado – Travessa Almerinda Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado – Rua Maria Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado – Rua Soares Caldeira – Rua Antônio de Abreu – Rua Guarapari – Rua Manuel Marques, trecho entre a Estrada do Portela e o Portão 02 de Acesso ao Parque Madureira – Rua Américo Brasiliense – Estrada do Portela, entre a Avenida Ministro Edgard Romero e a Rua Firmino Fragoso
Desvios:
Veículos procedentes da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela seguirão pela Rua Francisco Batista, Rua Carolina Machado (regime de duplo sentido), Rua Américo Brasiliense e Estrada do Portela. A Rua Carolina Machado terá a implantação de mão dupla de direção, no trecho entre a Rua Francisco Batista e a Rua Firmino Fragoso.
Proibição de estacionamento:
– Rua Soares Caldeira, lado direito – Rua Antônio de Abreu, lado direito – Rua Manuel Marques, trecho entre a Est. do Portela e o Portão de Acesso 2 do Parque Madureira – Rua Américo Brasiliense, lado esquerdo – Rua Firmino Fragoso, ambos os lados – Rua Clara Nunes, lado direito – Rua Sérgio de Oliveira, lado esquerdo, no sentido da Rua Carolina Machado para Estrada do Portela – Rua Guarapari, lado direito
Serviço:
Parada LGBTI+ de Madureira – A Retomada Atrações: DJs Natinho Negrada, Nanda Machado e Renan, Grupo S.e.R., Império Serrano e Portela Data: 26/11 Local: Madureira, concentração em frente à quadra do Império Serrano Horário: concentração a partir das 9h Classificação: livre Expectativa de público: 30 mil pessoas
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Ação especial Coordenadoria de Diversidade Sexual Parada LGBTI+ de Madureira Prefeitura do Rio Serviços
Notícias
Guarda Municipal recebe cônsules de Angola e Cabo Verde na Semana da Consciência Negra
24 de novembro de 2023
Avenida Presidente Vargas terá interdição parcial para içamento de gruas
24 de novembro de 2023
Comlurb inaugura o Ecoponto de Mata Machado, na Estrada de Furnas, no Alto da Boa Vista
24 de novembro de 2023
Rua Coronel Tamarindo será interditada para ensaio técnico da Mocidade
24 de novembro de 2023
Campanha de incentivo à coleta seletiva da Comlurb chega neste sábado na Barra da Tijuca
24 de novembro de 2023