O Fórum Ilumina Zona Oeste chega a sua segunda edição com a Lei do ISS de incentivo à cultura, do escopo da Secretaria Municipal de Cultura. O evento livre e gratuito está marcado para a terça-feira (28/11), das 8h às 18h, na Casa SerCidadão (Rua Fernanda 140, Santa Cruz). A segunda edição do Fórum Ilumina Oeste vai debater questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba, com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais, empresas, pesquisadores e moradores da Zona Oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba. O objetivo é determinar caminhos possíveis para impulsionar o crescimento dessa região por meio da arte, principalmente.
Nesta edição, o foco será a cultura como dispositivo fundamental para o desenvolvimento da região, abordando a aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais, na promoção da indústria criativa local, fortalecendo oportunidades de geração de renda. Além disso, o evento explora os percursos culturais, o mapa afetivo do Oeste Metropolitano e destaca o papel fundamental das juventudes na comunicação comunitária, entre outros temas relevantes.
A partir desta temática, a programação já começa com o painel sobre “ASG e cadeia de suprimentos”, com a participação de Aline Pimenta (sócia e cofundadora da Oito Sustentabilidade), Izabel Loureiro (gestora de responsabilidade social da Via Rio) e Leonardo Silva (coordenador de Compras da FCC e um representante da Ternium).
Em seguida, o painel “O ir e vir pelo Oeste Metropolitano” explora trajetórias culturais, afetivas e de vida na região. Um dos cases será a produção literária de Jessé Andarilho, escritor de Antares e criador da Biblioteca Marginow. Este conta com mediação de Francisco Jorge (gestor de projetos da SerCidadão) e participação do artista Guilherme Kid, do geógrafo Henrique Silveira (também cofundador da Casa Fluminense e coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do Instituto Pereira Passos), da produtora e comunicadora Grasiela Cordeiro e de Claudina Oliveira (Encontrarte, instituição cultural que atua na Baixada Fluminense).
O tema da juventude nos processos de inovação comunicacional será abordado em um painel que contará com a participação de convidados como Ana Musa (PPG Informativo), Salvino Oliveira (Secretário Municipal da Juventude), Kawan Lopes (Conselheiro Municipal da Juventude pela Zona Oeste) e Rene Silva (Voz das Comunidades). Será abordado o caso da Alô Comunidade, da empresa Ternium.
Por fim, o painel “Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?” convida Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio. O bate-papo vai debater projetos da emissora TV Globo. A intenção é conhecer o público para criar narrativas mais reais e alinhadas com a sociedade. A Globo tem uma série de iniciativas, como o “Comunidade RJ” e “Expedição Rio”.
Como não pode faltar atração cultural, Gabriel Américo, de Mangaratiba, traz um som ao evento. Para participar do evento, promovido pela rede criativa Ilumina Zona Oeste, é preciso somente realizar inscrição via Sympla.
Serviço:
II Fórum Ilumina ZO Terça-feira, 28/11, das 8h às 18h Casa SerCidadão – Rua Fernanda 140, Santa Cruz Grátis Livre Inscrições no Sympla Programação em iluminazonaoeste.org.br
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Cultura debate Desenvolvimento Sustentável economia criativa II Fórum Ilumina Zona Oeste
Notícias
Prefeitura monta esquema especial de trânsito para corrida no Corcovado
23 de novembro de 2023
Cidadania Itinerante leva serviços à Mangueira nesta sexta-feira
23 de novembro de 2023
CET-Rio monta esquema especial de trânsito para ensaios técnicos do Salgueiro
23 de novembro de 2023
Túneis Rebouças, Acústico e Zuzu Angel serão fechados para obras de revitalização das galerias
23 de novembro de 2023
Obra de valorização do Cais do Valongo é finalizada no Porto Maravilha
23 de novembro de 2023