NOTÍCIAS

Entorno de colégios municipais recebem intervenções viárias do programa A Caminho da Escola 2.0 – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O entorno de dois colégios municipais recebem, nesta semana, as intervenções viárias do programa A Caminho da Escola 2.0, da CET-Rio, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e subprefeituras.

Escola Municipal Alberto José Sampaio (Pavuna)

Nesta segunda-feira (30/10), às 10h, a CET-Rio, a SME e a Subprefeitura da Zona Norte vão inaugurar, oficialmente, as intervenções urbanísticas realizadas pelo programa A Caminho da Escola 2.0 em vias próximas à Escola Municipal Alberto José Sampaio, localizada na Rua Maria Helena, s/n, na Pavuna. Após ações educativas realizadas pela CET-Rio na instituição de ensino, e colaboração da comunidade escolar, especialmente dos estudantes, com o auxílio dos professores, o projeto foi elaborado por técnicos da Prefeitura. As equipes executaram as intervenções para melhorar a organização e a segurança no trânsito, principalmente no trajeto casa-escola-casa, que as crianças percorrem no dia a dia.

 
 
   

Escola Municipal Guilherme da Silveira (Bangu)

Junto à CET-Rio e à SME, a Subprefeitura da Zona Oeste vai inaugurar, na terça-feira (31/10), às 10h, as intervenções urbanísticas realizadas nas proximidades da Escola Municipal Guilherme da Silveira, localizada na Estrada do Guandu do Sena, 1353, em Bangu. O Programa A Caminho da Escola 2.0 também realizou ações prévias na instituição e, depois de elaborado o projeto, foram viabilizadas as implantações.

No entorno das duas escolas foram executadas as seguintes modificações:

1. Criação de Zona 30 nas ruas do entorno da escola: além de limitar a velocidade máxima dos veículos em 30Km/h, cria elementos que induzem a redução de velocidade 2. Implantação e reforço de sinalização de área escolar: alerta aos condutores de veículos sobre a circulação de crianças no entorno da escola 3. Extensão de calçada (áreas verdes): amplia o espaço para pedestres, proporcionando maior conforto e segurança nos deslocamentos e no embarque e desembarque de alunos 4. Redução do raio de curvatura nas interseções:reduz a velocidade de conversão dos veículos, proporcionando maior segurança aos pedestres 5. Implantação, reforço e redefinição de faixas de travessia de pedestre: proporciona maior segurança e visibilidade aos pedestres nas travessias 6. Redução da distância das travessias: reduz o tempo de travessia e de exposição dos pedestres ao risco de atropelamento e aumenta a visibilidade entre pedestres e condutores 7. Reforço da sinalização horizontal existente: torna o espaço mais legível 8. Instalação de balizadores e tachões: protege as extensões de calçada (áreas verdes), proporciona maior segurança aos pedestres e impede o uso irregular dos espaços criados 9. Instalação de sinalização vertical: transmite aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, ordena os fluxos de tráfego, possibilitando comportamentos adequados e aumentando a segurança no trânsito 10. Ordenamento do estacionamento: ao longo das ruas que dão acesso às escolas, evitam bloqueios de visibilidade para condutores e pedestres 11. Implantação de vaga para pessoas com deficiência: facilita o embarque e desembarque de alunos com deficiência

O programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, em parceria com a SME e subprefeituras. Após apresentação de peça de teatro educativa, dinâmicas em sala de aula e oficinas com professores, os alunos construíram o Mapa de Risco referente ao trânsito no entorno da escola. Os desenhos foram feitos sob a orientação dos professores e incluíram os problemas e possíveis soluções. As informações fornecidas pela comunidade escolar se somaram às análises realizadas por equipes multidisciplinares da CET-Rio e se tornaram a base para elaboração do projeto das intervenções urbanísticas executadas.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda anuncia 989 oportunidades, com empregos em alta na Zona Oeste

30 de outubro de 2023

Conselho Municipal de Direitos das Mulheres promove eleições para escolha de novas representantes

30 de outubro de 2023

Comlurb promoveu neste sábado campanha de incentivo à coleta seletiva na Praça Mato Grosso, em Irajá

28 de outubro de 2023

Prefeitura atende 1.413 pessoas na comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, com o programa Favela com Dignidade

28 de outubro de 2023

Dia do Servidor: Fundação João Goulart investe no capital humano com cursos para os gestores municipais do Rio

28 de outubro de 2023

< Voltar