A sede da Prefeitura do Rio – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio
O Programa Rio + certificou, na quarta-feira (25/10), 60 iniciativas dos órgãos da Prefeitura do Rio que contribuem para um Rio mais inteligente e sustentável. O programa, com foco na cultura de gestão sustentável, foi criado pela Coordenadoria de Cidade Inteligente (CCI), que funciona no Centro de Operações Rio (COR), em parceria com o Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento. O programa criou o SELO RIO+ para valorizar e reconhecer essas iniciativas que contribuem para a qualidade de vida do carioca.
A entrega das certificações aconteceu no auditório da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar). O evento teve a participação de representantes municipais: Willington Feitosa (coordenador de Cidade Inteligente), Joyce Trindade (secretária de Políticas e Promoção da Mulher) e Jean Caris (subsecretário de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento).
– Iniciativas como essas só contribuem para uma cidade cada vez mais sustentável, inteligente e integrada. O COR fica lisonjeado com os selos recebidos, mas parabeniza a Prefeitura do Rio como um todo pelo trabalho desenvolvido. São 60 iniciativas muito importantes para a nossa cidade – destacou o chefe executivo do COR, Marcus Belchior.
A principal característica inovadora deste programa, depois da etapa de mapeamento e reconhecimento, é o processo de classificação das iniciativas em diferentes temáticas, para serem trabalhadas e aperfeiçoadas. O objetivo é aumentar a eficiência e potencializar os resultados. Em maio, o projeto rendeu à Prefeitura do Rio o Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business.
– O Rio+ é uma excelente iniciativa para qualificarmos projetos inovadores e que promovam o desenvolvimento sustentável na Cidade do Rio. Nós criamos critérios para qualificação destes projetos de acordo com o Planejamento Estratégico e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da cidade e avaliamos os indicadores de políticas públicas relacionado – afirmou Daniel Mancebo, coordenador do Escritório de Planejamento.
A participação de cidadãos e de conselhos municipais, o uso de tecnologias e a capacidade de influenciar outras áreas são alguns dos pontos valorizados na certificação. As iniciativas foram cadastradas pelas secretarias e órgãos e analisadas pela equipe especializada da Coordenadoria de Cidade Inteligente.
– O Programa Rio+ mostra como os órgãos e secretarias da Prefeitura do Rio são eficientes e realizam trabalhos de qualidade. Fizemos um cuidadoso trabalho de mapeamento e avaliação desses projetos, devido à sua qualidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados deste primeiro evento de premiação e já estamos ansiosos pelo próximo – disse Willington Feitosa.
Das sessenta iniciativas, seis foram classificadas como bronze, 35 como prata e 19 como ouro. Dentre as classificadas como ouro, a maior parte tem foco em Desenvolvimento Econômico ou Tecnologia e Inovação. Meio Ambiente e Educação foram as temáticas mais recorrentes dentre as iniciativas classificadas como prata.
Os projetos premiados abordam temáticas diferenciadas, como nas áreas de inovação, desenvolvimento de baixo carbono, inclusão e participação social, cultura e várias outras, sendo todos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio. Importante destacar ainda o trabalho colaborativo e de parceria entre diferentes órgãos municipais para a implementação dos projetos premiados, haja vista a necessidade de transversalidade para a melhor efetividade da política pública, o que é representado em muitos dos indicados.
Alguns dos projetos premiados foram:
DESAFIO COR – COR – Centro de Operações e Resiliência do Rio SANDBOX.RIO – SMDUE Mapa da Mulher Carioca – SPM-Rio Reviver Centro – SMDUE Aquisição de gêneros provenientes da Agricultura Familiar – SME Programa Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Transporte Público – SPM – Taxi.Rio Cidades – IplanRio RioFestival Rio+Mulher – SPM-Rio Projeto Rio + Reciclagem – COMLURB Plano Municipal de Saneamento Básico – modalidade água e esgoto – SMI/RIO ÁGUAS Plataforma Digital Locações Rio, os melhores takes de filmagem – Rio Filme Zonas de Cultura; UFRJ na Cultura – SMC Emprega Juv – JUV- Rio Programadores Cariocas – SMDUE GETS – Ginásios Experimentais Tecnológicos – SME Rio, cidade cidadã – SMFP/SUBPAR/EPL Territorialização do Fomento – SMC Fomento ao Mercado Financeiro, nos nichos de Economia Verde e Cripto – SMDUE Programa Educativo em Áreas de Reflorestamento – PEAR – SMAC Escola Carioca de Turismo – SETUR PGRC – Plano de Gerenciamento de Riscos e Crises – Centro de Operações e Resiliência do RIO (COR) Recicla Comunidade – SEAC-Rio 3RD – Rio pela Redução de Riscos e Desastres – Centro de Operações e Resiliência do RIO (COR) Ampliação das Informações em Transparência Ativa – CVL Processo.Rio – CVL Hortas Escolares – SME Refloresta Rio – SMAC Bolsa Verde Rio / Hub de Finanças Sustentáveis – SMDUE Programa LUZ MARAVILHA – RIOLUZ Distrito de Baixa Emissão do Centro – SMFP/SUBPAR/EPL Programa Acesso Mais Seguro — SME Pacto pela Juventude – JUV-Rio Maria da Penha vai à Escola – SPM-Rio Fábrica de Praças – FPJ DATA.JUV – JUV-Rio Jovens Promotores da Saúde – SMS Nosso Rio – JUV-Rio
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Fazenda Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Programa Rio+
Notícias
Galpão das Artes da Comlurb promove oficina Natureza Viva
25 de outubro de 2023
Prefeitura reforça ações de prevenção à dengue em cemitérios
25 de outubro de 2023
Prefeitura do Rio lança edital de licitação para reforma e construção do CineCarioca José Wilker – Casas Casadas
25 de outubro de 2023
Inovação e educação para as mídias são tema de intercâmbio entre professores do Rio Grande do Sul e MultiRio
25 de outubro de 2023
Prefeitura leva moradores da comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, para conhecer o Parque Lage
25 de outubro de 2023