Reprodução
Cinco unidades do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) – Irajá, Centro, Mato Alto, Campo Grande e Santa Cruz – iniciam nesta segunda-feira (23/10) as aulas presenciais do primeiro curso básico de Libras. As 190 vagas abertas foram preenchidas, e as inscrições para as próximas turmas devem ocorrer a partir de fevereiro.
O curso tem duração de dois meses e é oferecido pela Central Carioca de Intérprete de Libras (CCIL), que faz parte da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O objetivo é levar acessibilidade a pessoas surdas.
A central faz a interface entre as línguas portuguesa e de sinais em diversos tipos de atendimentos, como nas áreas de saúde e jurídica. O Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas com algum tipo de surdez, mas 2,7 milhões apresentam surdez profunda.
O curso de Libras foi aberto à população, e 52% das inscrições partiram da sociedade civil. Os demais alunos são usuários ou parentes dos frequentadores dos centros municipais e, ainda, servidores da Prefeitura.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência Libras Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
Notícias
Campanha antirrábica vacina 119 mil animais na Zona Oeste
22 de outubro de 2023
Túneis Acústico, Zuzu Angel e Rebouças serão fechados para obras de revitalização
22 de outubro de 2023
Prefeitura promove ação conjunta para limpeza dos rios no Alto da Boa Vista
21 de outubro de 2023
Alcione encerra turnê dos 50 anos de carreira com show gratuito na Areninha João Bosco
21 de outubro de 2023
Alça de acesso à Rua das Laranjeiras será interditada para obras
20 de outubro de 2023