Reprodução
Com oficinas sobre temas como inteligência artificial e jornalismo estudantil, dentro de uma programação formada por mesas temáticas com especialistas, a MultiRio realizou um seminário no Museu de Arte do Rio (MAR) nesta quarta-feira (18/10), data em que comemora 30 anos. O evento também marcou o lançamento do projeto E Agora? Um Rolé Digital, uma plataforma com narrativas interativas em formato RPG voltada para estudantes. Os debates foram transmitidos ao vivo e estão disponíveis no YouTube.
Na abertura do evento, estiveram o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha; o presidente da MultiRio, Paulo Miranda; e a subsecretária municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Luana Cardoso, que representou a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, na parceira do lançamento do projeto E Agora? Um Rolé Digital.
– Gostaria de parabenizar o time da MultiRio pelos 30 anos de existência. É uma estrutura muito simbólica para a nossa cidade que tem permeado muito da nossa estratégia audiovisual, da nossa mídia educativa. Toda a história da MultiRio tem uma coerência muito forte nesse processo. Principalmente nos momentos de maior tensão e dificuldade, como foi durante a pandemia. A MultiRio esteve muito presente durante esse processo e segue presente na nossa reflexão sobre como devemos pensar a educação das nossas crianças – disse o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, durante o evento.
O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, ressaltou a história da Empresa e lembrou os atuais desafios:
– Ao longo desses 30 anos, o desafio cresceu, apesar de toda a qualidade dos projetos e dos recursos desenvolvidos nesse tempo. Continuamos com o desafio que pode ser sintetizado na responsabilidade de dar a oportunidade às crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro de se desenvolverem plenamente como cidadãos nesse mundo cada vez mais digital. Sempre com a visão de que o nosso trabalho não é trazer tecnologia para a sala de aula. Nosso compromisso é trazer a cada professor, a cada aluno, recursos adicionais que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.
Projeto E Agora? Um Rolé Digital
Durante o evento, foi apresentado o projeto inédito desenvolvido em parceria por equipes da MultiRio e das subsecretarias da Secretaria Municipal de Educação (SME) e pela equipe de Proteção de Dados e Integridade da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT), uma espécie de “jogo interativo” em que crianças e jovens navegam em um site que conta histórias de personagens – elaborados a partir da fauna brasileira – e que são confrontados com decisões do dia a dia.
– Estamos muito felizes com o lançamento do jogo interativo, que traz dilemas e questões do dia a dia em uma linguagem pensada e adequada para a comunicação com os jovens. Conceitos de integridade devem fazer parte da vida de crianças desde cedo. Esta parceria da SMIT com a SME e a MultiRio nos deixa muito animados, por ser mais uma entrega para a formação de uma sociedade mais ética – disse o secretário municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados, Rodrigo Corrêa.
A partir das situações apresentadas, os jovens podem aprender sobre questões éticas do seu cotidiano. A narrativa interativa tem o nome de E Agora? Um Rolé Digital. Na plataforma digital (www.multi.rio/eagora), os estudantes de escolas municipais poderão viver situações e tomar decisões a partir do que é apresentado. O E Agora? apresenta três histórias interativas nas quais os estudantes escolhem o final e aprendem mais sobre segurança digital e proteção de dados.
Segundo Luana Cardoso, subsecretária de Integridade, Transparência e Proteção de Dados da SMIT, não existe caminho mais promissor do que implementar políticas públicas por meio da educação e contribuir com a formação dos nossos jovens:
– Foi pensando nisso que nasceu o projeto E agora?, e procuramos a MultiRio e a SME. Era um sonho e agora virou realidade. A MultiRio embarcou nesse sonho com a gente, no desenvolvimento desta plataforma que abarca a proteção de dados e a integridade para jovens e crianças.
Mesas de debate
Os temas das mesas de debate foram Educação Mediática na Sociedade Digital, com a professora Sara Pereira, da Universidade do Minho (Portugal), sobre a literacia midiática e suas competências; e A Escola e a Inteligência Artificial, com as professoras Adriana Bruno (UniRio) e Priscila Lima (UFRJ), na qual abordaram conceitos relacionados à IA e suas implicações na escola e na sociedade.
Já no debate GETs: Abrindo as Portas para a Inovação, o subsecretário Adriano Giglio (SME), a diretora Debora Garofalo (MultiRio) e os professores Roselaine Silveira (GET Max Fleiuss) e Luiz Gustavo Queiroz (GET Marechal Mascarenhas de Moraes) trataram sobre o programa dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) e sua estruturação pedagógica, além de os professores terem contado sobre a implantação nas suas escolas.
A mesa Boas Práticas em Midiaeducação trouxe as professoras Andrea Dias (E.M. Madrid) e Mariane Pinto (E.M. Oswaldo Teixeira) para falar das iniciativas de rádio e jornal, respectivamente, em suas escolas, além de Guilherme Carvalho, da Escola do Olhar/MAR. Escola, Câmera, Ação foi uma mesa com a exibição de filmes das escolas da Rede Municipal selecionados para o Festival do Rio e a participação de Marialva Monteiro (Cineduc) e dos professores Lídia Santos (E.M. Bolívia) e André Brilhante (Núcleo de Arte Leblon), com estudantes realizadores dos filmes. Foi realizada, ainda, a mesa E Agora? Um Rolé Digital, que marcou o lançamento do projeto e contou um pouco do seu desenvolvimento, com Marcelo Salerno (MultiRio), Ana Paula Vasconcellos e Karina Uchôa, ambas da SMIT, e a coordenadora Joana Oscar (SME).
– Para nós foi um presente estar nesse momento importante da MultiRio, trazendo um pouco do nosso trabalho, falar desses aspectos. E viva a MultiRio, que venham mais 30 anos – comemorou o professor André Brilhante, do Núcleo de Arte Leblon, que participou de uma das mesas de debate.
– Agradeço à MultiRio pela oportunidade de estar comemorando seus 30 anos. Foi muito bom porque conheci outros profissionais e trabalhos ótimos também – disse Wilson, de 12 anos, aluno da E.M. Georg Pfisterer, que participou da mesa que falou sobre o audiovisual nas escolas. Ele é um dos estudantes que realizam filmes no núcleo.
Oficinas
As oficinas foram outras das atividades do evento. A Oficina Cultura Maker com Meias Aventuras trabalhou com professores a criação de personagens e narrativas a partir do projeto multiplataforma, com foco na alfabetização; A Oficina Criando com Inteligência Artificial abordou criação de texto e imagens com IA generativa; já a Oficina de Jornalismo Andar falou do recurso da linguagem jornalística como ferramenta pedagógica – as oficinas foram ministradas por profissionais da MultiRio.
A Oficina Proteção de Dados para Crianças foi oferecida pela Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados para estudantes do GET Cardeal Leme, que participaram do grupo focal de E Agora? Um Rolé Digital. Já a Oficina Audiovisual como Ferramenta Pedagógica, realizada pela equipe educativa do MAR, falou de metodologias do audiovisual e propôs o desenvolvimento de um projeto de vídeo.
A MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio, tem como objetivo desenvolver ações e conteúdos em diferentes mídias e plataformas, em diálogo com a política municipal de Educação. Com seu projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, a Empresa oferece um conjunto de ações para promover o desenvolvimento da cultura digital entre estudantes e professores das escolas cariocas.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Conferência Internacional sobre Políticas Públicas para Educação e Música Educação MultiRio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
Notícias
Centro do Rio terá operação de trânsito para evento no Sambódromo
19 de outubro de 2023
Prefeitura leva grupo de moradores da Rocinha para visitar exposição no Centro Cultural Banco do Brasil
19 de outubro de 2023
Cães da Guarda Municipal procuram um novo lar para chamar de seu
19 de outubro de 2023
Seop realiza operação na Muzema e chega a três mil demolições de construções irregulares desde 2021
19 de outubro de 2023
Bairro de Fátima ganha primeiro residencial licenciado dentro do programa Reviver Centro 2
19 de outubro de 2023