NOTÍCIAS

Cães da Guarda Municipal procuram um novo lar para chamar de seu  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Os cães são da raça Pastor Belga de Malinois – Robert Gomes/GM-Rio

Três cachorros do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal do Rio acabaram de se aposentar e estão em busca de um novo lar. São eles os machos Mike e Elmo, ambos com 7 anos, e a cadela Odara, com um ano e quatro meses, todos da raça Pastor Belga de Malinois. Os interessados em proporcionar o merecido descanso aos animais podem se candidatar diretamente no Canil da GM-Rio, na Avenida Bartolomeu de Gusmão 1.200, fundos, na Mangueira, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O atendimento é feito pelo médico veterinário.

Mike e Elmo são excelentes cães de guarda. Eles atuavam no patrulhamento, em ações de guarda e proteção e também em grandes eventos, como no caso de jogos no estádio do Maracanã. Já a cadela Odara tem o temperamento tranquilo e é bastante sociável. A fêmea chegou há quatro meses ao Canil da GM-Rio, mas não se adaptou ao serviço, por isso está recebendo a aposentadoria precoce.

 
 
   

Para levar os cães para casa, os interessados passam por um processo de seleção rigoroso, são avaliados por guardas que convivem com os cães desde os primeiros anos de vida e que querem o bem deles. São realizadas entrevistas para avaliação das condições da casa e do perfil do candidato. Depois, ocorrem encontros com os cães para verificar se haverá entrosamento entre os dois. Os escolhidos assinam um termo de responsabilidade e terão que dar garantias de que eles não trabalharão mais. Os cães também são doados castrados. Após esse processo, os animais são encaminhados aos novos donos.

Os cães da Guarda Municipal começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam, em geral, aos 7 anos. Após a aposentadoria, a prioridade na fila de doação é do guarda que trabalhou com o animal. Mas muitos, por já terem três, quatro, cinco cachorros de grande porte em casa, não têm condições de adotar. Depois, o processo é aberto a guardas do GOC ou de outras unidades da GM-Rio e também para cidadãos.

Sobre o Canil da GM-Rio

O Grupamento de Operações com Cães foi criado em 24 de março de 1994 com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, monumentos e prédios públicos da cidade. No início, eram 17 guardas municipais e apenas seis pastores alemães, sem pedigree. Atualmente, o efetivo conta com 40 cães, que recebem treinamento frequente para atuar no patrulhamento e em ações de interação social com os cidadãos cariocas, por meio de apresentações de Showdog.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Centro do Rio terá operação de trânsito para evento no Sambódromo

19 de outubro de 2023

Midiaeducação, inteligência artificial e proteção de dados são destaques do seminário MultiRio 30 Anos

19 de outubro de 2023

Prefeitura leva grupo de moradores da Rocinha para visitar exposição no Centro Cultural Banco do Brasil

19 de outubro de 2023

Seop realiza operação na Muzema e chega a três mil demolições de construções irregulares desde 2021

19 de outubro de 2023

Bairro de Fátima ganha primeiro residencial licenciado dentro do programa Reviver Centro 2

19 de outubro de 2023

< Voltar