Procon Carioca fiscaliza lojas em shopping da Barra – Divulgação
Devido ao aumento das vendas para o Dia das Crianças, o Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, fez uma fiscalização no Barra Shopping, na Barra da Tijuca, na última terça-feira (10/10). A equipe verificou 15 lojas e notificou três por apresentarem irregularidades, como data de validade vencida em produtos expostos, publicidade enganosa, ausência de preços, dupla e tripla precificação.
Foram notificadas as empresas C&A, Renner e Imaginarium. Nas lojas Giga Land, Árvore Mágica, TipTop, Puket, Cores novas, Brink Center, Babies, Star Brink e Laçarotei a equipe de fiscais deu orientações para que os estabelecimentos se ajustem à norma consumerista.
Já nas lojas Lego e na Centauro não foi constatada infração ao Código de Defesa do Consumidor.
A C&A foi notificada por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla e tripla precificação de produtos do mesmo modelo e exposição de produtos fora do prazo de validade ou sem a informação, como perfumes e maquiagens, que eram utilizados pelos consumidores.
A Renner recebeu notificação por ausência de precificação em produtos expostos para comercialização, dupla e tripla precificação de produtos do mesmo modelo e exposição de produtos fora do prazo de validade ou sem a informação, como perfumes e maquiagens que eram utilizados pelos consumidores.
A Imaginarium foi notificada pela ausência de precificação em produtos expostos para comercialização.
A fiscalização eletrônica nos sites do Mercado Livre e da Shopee encontrou casos de comercialização de brinquedos contrafeitos (piratas) e de brinquedos comercializados sem informação clara e adequada sobre as características, qualidade, composição e origem, bem como dos riscos que eles apresentam as crianças.
O diretor-executivo do Procon Carioca, Igor Costa, alerta para os cuidados básicos na hora das compras:
– É importante que os pais e os responsáveis avaliem as condições e os anúncios referentes aos brinquedos comercializados nas plataformas de e-commerce, verificando as informações principais dos produtos, como a origem e suas características, além também de checar se há o registro do Inmetro, para que as crianças não sejam expostas a riscos em razão de produtos falsificados.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Procon Carioca
Notícias
Há 30 anos em Copacabana, Bar Real Chopp ganha placa de Patrimônio Cultural Carioca
12 de outubro de 2023
Chapéu Mangueira e Babilônia vão ganhar clínica da família dentro do programa Morar Carioca
12 de outubro de 2023
No Dia das Crianças, Prefeitura do Rio entrega reforma do Parque Garota de Ipanema, no Arpoador
12 de outubro de 2023
Prefeitura do Rio lança Programa de Controle da Hipertensão na Gestação
12 de outubro de 2023
Prefeitura reforma túneis nas zonas Norte e Sul da cidade
11 de outubro de 2023