NOTÍCIAS

Prefeitura anuncia os vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2023 – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em cerimônia realizada nesta sexta-feira (6), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, anunciou os autores vencedores do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2023. São eles: Laude Kampos, com “Registros de muitas vidas”; Elaine Perez, com “Na rede eu conto…”; Carlos Araújo, com “O ódio solto no pasto”; Monisa Maciel Pasqualini, com “Era uma vez três”; e Jussara de Matos Chagas Person e Soraia Uno, com “Judite”.

O intuito da iniciativa municipal foi de valorizar e divulgar a produção literária local, além de promover o incentivo à leitura e a aproximação, cada vez maior, da população com os autores sorocabanos. Foram premiadas as cinco melhores obras, com prêmio de R$ 5 mil, cada.

 
 
   

“Fico muito feliz de entregar esse prêmio hoje, que valoriza ainda mais os escritores da nossa cidade. Desejo, ainda, que essa premiação seja uma semente que vocês possam cultivar e dê bons frutos, além de muita alegria”, declarou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.

Puderam participar autores com idade a partir de 18 anos e residentes em Sorocaba há, pelo menos, dois anos, com livros nos seguintes gêneros: Ficção – Romances, Ficção – Novelas, Ficção – Contos, Ficção – Crônicas, Biografia, Não ficção, Infantil, Juvenil, Artes e Fotografia e Poesia. Cada autor pôde inscrever um livro editado em 2022 de cada categoria, porém, pôde ser premiado por apenas uma obra.

“Esse prêmio se consagra na galeria de grande destaque no mundo literário do Brasil, pois Sorocaba é uma cidade importante do Estado de São Paulo e do País. Uma premiação dessa magnitude valoriza a literatura produzida na cidade, incentiva os escritores e divulga as obras literárias ao público não apenas do município, mas de todo o território nacional. Agradeço por esse reconhecimento da qualidade da minha obra e que o Prêmio de Literatura continue por muitos e muitos anos”, destacou o jornalista e escritor Carlos Araújo, um dos vencedores desta edição.

Os livros foram selecionados por uma Comissão Julgadora, composta por avaliadores que são peritos e com formação e experiência na área, inscritos no Edital de Credenciamento Permanente da Secretaria de Cultura. Os gêneros literários foram analisados, respeitando suas especificidades e critérios de avaliação, e foram premiados os livros que obtiveram as cinco melhores notas, independentemente de suas categorias.

Os artistas vencedores deverão realizar uma atividade como contrapartida, a exemplo de oficinas, palestras, recitais, entre outras ações, com o objetivo de promover a formação do público leitor e escritor, no prazo de até 12 meses, a partir da data da premiação.

 

Fotos: Eric Marques