NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Censo para aposentados do Estado estará disponível até dia 23/10

Sex 06 outubro 2023 16:25 atualizado em Sex 06 outubro 2023 16:28

Censo para aposentados do Estado estará disponível até dia 23/10

Cerca de 68 mil aposentados ainda não fizeram o procedimento obrigatório

Ipsemg / Divulgação

Mais de 158 mil servidores aposentados e afastados preliminarmente do Poder Executivo de Minas Gerais já realizaram o 1º Censo previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social de Minas Gerais (RPPS-MG). O recenseamento é on-line, podendo ser feito de casa ou presencialmente nas unidades regionais do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), de atendimento integrado (UAIs) e de ensino que foram disponibilizadas. 

 
 
   

Apesar do grande número de participantes, cerca de 68 mil aposentados ainda não fizeram o procedimento que é obrigatório e deve ser realizado até 23/10/2023. Sem a atualização cadastral no sistema do Censo, o servidor aposentado ou afastado preliminarmente poderá ter seu pagamento suspenso provisoriamente. 

O Ipsemg conversou com alguns desses aposentados que já realizaram o Censo. Os ex-servidores relataram suas experiências com o recenseamento neste vídeo

Censo RPPS-MG 

O Ipsemg ressalta que o procedimento é obrigatório e on-line e pode ser realizado por meio de link disponível no site do Ipsemg ou portal do Comitê de Acompanhamento da Gestão Previdenciária (Coprev) ou ainda no Portal do Servidor

Para fazer a atualização cadastral do censo, o aposentado deve seguir o passo-a-passo a seguir: 

O servidor inativo que não possuir acesso à internet poderá comparecer à Unidade de Recursos Humanos do órgão ou da entidade de lotação ou, no caso do notário aposentado, na Secretaria de Estado de Governo (Segov), para realização do recenseamento, durante o período estabelecido no cronograma. O segurado deverá apresentar documento de identificação com foto. 

Para acessar outras informações ou tirar dúvidas sobre o censo para os aposentados, clique aqui.

outras notícias