O Teatro Municipal Domingos Oliveira, no Planetário da Gávea, vai voltar a funcionar. Fechado desde a pandemia, o espaço reabre ao público em alto estilo, neste sábado (22/9), com a peça Tom na Fazenda, dirigida por Rodrigo Portella e idealizada por Armando Babaioff.
Inaugurado em 1970, o teatro originalmente possuía um palco à italiana e capacidade para 117 espectadores. Após uma revitalização em 1990, quando passou a integrar a rede municipal de teatros, foi convertido em um palco do tipo arena. Agora, o espaço passou por novas reformas, num trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, que vem promovendo o maior programa de reforma, modernização e requalificação dos seus equipamentos culturais.
– Eu gosto sempre de lembrar, como nos ensinou o grande Amir Haddad, que os nossos equipamentos públicos de cultura são verdadeiras ‘UPAs das almas’, onde nossa população vai em busca de nutrir seu bem-estar psíquico. Esses espaços, como o novíssimo Teatro Domingos Oliveira, permitem que a cidade, como organismo vivo, respire cultura através de suas veias e artérias, funcionando como um coração coletivo que bombeia cultura pelo Rio – ressaltou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.
Anteriormente chamado de Maria Clara Machado, o teatro foi rebatizado este ano, a pedido da família de Maria Clara Machado, que achou por bem a troca do nome por considerar que isso confundia o público em relação ao teatro escola O Tablado, fundado por Maria Clara. Domingos Oliveira foi diretor daquele palco por muitos anos.
A versão brasileira de Tom na Fazenda, baseada na obra Tom à la Ferme, do autor canadense Michel Marc Bouchard, retorna ao Rio depois do sucesso na temporada internacional e diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles APCA, Associação de Críticos de Teatro de Quebec, Shell, Cesgranrio, APTR e Questão de Crítica.
O espetáculo terá seis sessões no Domingos Oliveira (sexta a domingo) e, em seguida, fará uma temporada no Teatro Municipal de Ipanema (3/10 a 1º/11 terças e quartas). A classificação é 18 anos.
Teatro Domingos Oliveira: Avenida Padre Leonel Franca 240, Planetário do Rio, na Gávea
Tom na Fazenda, de Michel Marc Bouchard
Direção: Rodrigo Portella
Elenco: Armando Babaioff, Denise Del Vecchio, Gustavo Rodrigues e Camila Nhary
Reabertura: 22/9, às 19h, para convidados
Temporada: 23/9 a 1º/10 – sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. R$ 30. 18 anos
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Domingos Oliveira peça Planetário teatro Tom na Fazenda
Notícias
Prefeitura anuncia maior corredor de arte urbana da América Latina
21 de setembro de 2023
Prefeitura divulga lista de auxiliares para ganhar autonomia de táxi
21 de setembro de 2023
Secretaria de Ordem Pública realiza demolição de construções irregulares em área de luxo no Joá
21 de setembro de 2023
Reabilitação promove inclusão social e resgate da dignidade de pessoas com deficiência
21 de setembro de 2023
Prefeitura do Rio lança projeto da Rua da Cerveja no Centro
20 de setembro de 2023