NOTÍCIAS

Secretaria da Cidadania realiza ação de sensibilização com a população sobre a campanha “Setembro Amarelo” – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), realizou, nesta quinta-feira (14), uma ação voltada à informação e sensibilização da população sobre a campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.

A ação foi feita no Terminal de ônibus São Paulo, com a distribuição de panfletos informativos e orientação oferecida ao público no local pelos servidores do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Sul-Leste, equipamento ligado à Secid.

 
 
   

Também participaram da ação o psicólogo do CRAS Sul-Leste Gabriel Mendes Pássaro e dois moradores que ajudaram voluntariamente na entrega dos panfletos, Marisa dos Santos Prado e Valeri de Araújo Figueredo.

“Todas as  unidades do CRAS já vêm realizando palestras, rodas de conversa e orientações à população, especialmente aos usuários atendidos nesses equipamentos, desde o início do mês, em alusão ao ‘Setembro Amarelo’. Mas ações, como essa, ampliam o alcance dessas importantes informações, que são de caráter preventivo”, afirma a coordenadora do CRAS Sul-Leste, Flávia Laís Carpinete.

“Varal de Emoções”

A Chácara do Idoso igualmente realizou uma ação especial, com referência à campanha, voltada ao público que frequenta o local, também ligado à Secid, e que atende pessoas a partir dos 55 anos de idade.

A atividade, chamada de “Varal das Emoções”, teve o objetivo de criar um espaço para que as pessoas pudessem escrever os seus relatos pessoais e sentimentos. “A proposta foi estimular a reflexão em relação ao ‘Setembro Amarelo’ entre os idosos, de modo que eles pudessem escrever sobre seus sentimentos em uma folha de papel e expor esses textos em um “varal”, demonstrando que, mesmo com o passar da idade, suas emoções continuam sendo, sempre, muito importantes e precisam ser valorizadas”, comentou o coordenador da Chácara, Sergio Marcelo Soler Sauer.

Uma das participantes e frequentadora da Chácara do Idoso, Rosa Maria dos Santos, falou a respeito da ação. “Poder expressar os sentimentos, livremente, sem ser ‘julgada’, foi muito libertador”, ela concluiu.

Até o fim de setembro este varal ficará exposto na recepção da Chácara, disponível para contemplação de todos que chegarem.

Fotos: Divulgação