A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), avança nas escavações para implantação do lago do Reservatório de Detencão de Cheias (RDC) no Parque Vitória Régia 2. O “piscinão”, como é conhecido, está sendo construído no trecho composto pelo quadrilátero formado pelas ruas José Martinez Peres e Dr. Heitor Ferreira Prestes.
As ações de desaterro são executadas em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, com profundidade média de 2,5 metros. Os trabalhos desta etapa tiveram início em meados de agosto e têm previsão de término para este mês de setembro. Ao todo, mais de 18 mil metros cúbicos (1.500 caminhões) de terra foram retirados do local e a expectativa é que seja necessária a retirada total de cerca 20 mil cúbicos de material (1.666 caminhões).
Durante o mês de agosto, o Saae/Sorocaba finalizou a construção do muro de contenção (dique maciço), que possui cerca de 3,5 metros de altura, chegando a 4 metros de largura na crista do talude (parte alta), somando, aproximadamente, 200 metros de extensão. Neste mês, simultaneamente, ocorrem as intervenções de escavações do lago e o muro de contenção recebe os acabamentos finais de colocação de grama.
O RDC do Parque Vitória Régia 2 trata-se de um sistema completo para combate e controle de enchentes, composto pelo muro de contenção, reservatório de águas pluviais (piscinão), dutos e sistema de bombeamento. A iniciativa é uma das grandes obras de drenagem do Saae/Sorocaba e está prevista para ser entregue totalmente no próximo ano.
“Essa grande obra faz parte do nosso Plano de Governo e é uma das nossas prioridades, pois será fundamental para minimizar a possibilidade de inundações no bairro, beneficiando toda a população residente na área, colaborando para o fim da insegurança dessas famílias em dias de chuva”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
O novo RDC é construído em uma área de várzea, com muita umidade e cota topográfica muito próxima do nível do Rio Sorocaba. “O processo de ocupação urbana do município, que se intensificou a partir dos anos 1980, trouxe como consequência a impermeabilização do solo, acarretando alagamentos nos dias de chuvas intensas. Concluídas duas das etapas da obra, o dique e o lago, o sistema já estará apto a conter qualquer transbordamento do rio nessa região e em áreas adjacentes”, explicou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.
Outros RDCs em construção
Além do RDC do Parque Vitória Régia 2, o Saae/Sorocaba trabalha na implantação de outros dois novos RDCs: Jardim Maria do Carmo e Parque dos Italianos.
O sistema do Jardim Maria do Carmo é construído em uma área pública de 12 mil metros quadrados, localizada junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos. A previsão é que a obra toda seja finalizada em até nove meses, sendo que a parte do reservatório já está pronta para funcionar no fim deste ano.
O RDC Parque dos Italianos tem área de 12.405,83 metros quadrados, nas proximidades das ruas Irmã Maria Angelina, Coronel Freire de Andrade, Professor Frontino Brasil, Frederico Guilherme Grohmann e Bernardino Teles de Medeiros, na Vila São João, Zona Oeste da cidade, em percurso do Córrego Supiriri. O objetivo é prevenir a ocorrência de alagamentos, sobretudo, em trechos da Avenida Afonso Vergueiro e da Praça da Bandeira, até a confluência com a Avenida Dom Aguirre. O prazo de execução é de até 12 meses.