Iniciado em março de 2022, o programa, que visa proporcionar auxílio extra aos estudantes com alguma dificuldade no processo de aprendizagem, oferece atividades duas vezes por semana, no contraturno escolar.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), oferece aos alunos da rede municipal de ensino as chamadas Oficinas de Aprendizagem, uma estratégia que tem se mostrado muito eficaz no reforço ao processo educacional.
O recurso tem sido aplicado com o objetivo de auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades em seu processo de aprendizagem, em aulas no contraturno escolar. Desde o início do programa, em março de 2022, cerca de 1.650 alunos já foram atendidos e beneficiados com essa iniciativa. As aulas extras acontecem duas vezes por semana e proporcionam um apoio para o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento, minimizando as diferenças identificadas. Aos alunos atendidos no projeto, também é ofertada uma refeição completa, garantindo, ainda mais, a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Para alunos do Ensino Fundamental anos iniciais (do 1º ao 5º ano), as Oficinas de Aprendizagem já atenderam 51 unidades escolares, com um total de 105 turmas e beneficiando aproximadamente 1.575 alunos. No Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano), estão inseridas no programa cinco unidades escolares, com duas turmas sendo atendidas com oficinas de Matemática e outras cinco turmas com oficinas de Língua Portuguesa, beneficiando mais 75 alunos com esse programa.
“Com uma abordagem diferenciada e personalizada, as oficinas são conduzidas por professores voltados ao avanço individual dos estudantes e que intensificam a utilização de tecnologia e metodologias diferenciadas para atender às necessidades específicas, tais como o uso de tablets e Chromebooks, assim como são explorados, ainda mais, os recursos das lousas digitais”, afirma a gestora de Desenvolvimento Educacional, Andreia Schott.
A professora Cristiane Aparecida dos Santos, da E.M. “Prof.ª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, que faz uso das tecnologias nas suas turmas de Oficinas de Aprendizagem, enfatiza a relevância desse programa. “A utilização da tecnologia e de jogos digitais no processo de reforço do ensino-aprendizagem traz benefícios significativos, tornando esse aprendizado muito mais envolvente e estimulante para os alunos. As crianças amam participar das aulas e gosto muito de ver o sorriso de satisfação no rostinho de cada uma”, relata a professora.
“Os estudantes das Oficinas de Aprendizagem têm, ainda, a oportunidade de tirar dúvidas, compartilhar experiências e buscar soluções em conjunto com os colegas, desenvolvendo habilidades de autonomia e protagonismo e o foco dos professores nessa questão faz toda a diferença”, completa a gestora.
Além disso, com o propósito de fornecer subsídios aos educadores e prepará-los para essas aulas extras, a Sedu também tem investido na formação continuada para esses professores, incluindo a preparação específica para as Oficinas de Aprendizagem, como ocorreu na primeira semana de setembro, no auditório “Pedro Salomão José” da E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, em atividades dirigidas aos docentes que atuam nesse programa.
A Prof.ª Me. Débora Marreiro, que ministrou os encontros formativos, falou sobre como foi participar do processo. “Realizamos um ciclo de três formações e, com muita alegria, passamos por um percurso pedagógico ligado, primeiramente, à alfabetização. Em seguida, trabalhamos com leitura, as diferentes estratégias para tanto e encerramos com o tema da produção textual. Para investir em uma leitura de boa qualidade, a ideia é ampliar o repertório das crianças, com estratégias, como as produções e revisões coletivas de texto, produção de um novo final das histórias de autoria, tudo isso pautado na ampliação do repertório linguístico e cultural das crianças”, descreve.
“A implementação de estratégias no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de alcançar o sucesso educacional, superando dificuldades e fortalecendo suas habilidades. E leitura e interpretação estão na base para o desenvolvimento de todos os componentes curriculares. Daí a importância da ênfase nesses aspectos”, observa a gestora Andreia.
Outra característica que contribui para o êxito das turmas de Oficinas de Aprendizagem é o foco individualizado no aluno, o que ajuda a reforçar a capacidade de cada um para a superação das dificuldades. Isso também se reflete diretamente na motivação para aprender mais e progredir mais rapidamente.
“As formações estão sendo muito produtivas, ampliam nosso repertório para lidar com as diferentes demandas. A formadora Débora tem trazido novas possibilidades, mostrando formas diferentes de abordar com os alunos, tanto nas oficinas, quanto na sala regular”, ressaltou a professora da E.M. “Prof. Dirceu Ferreira da Silva”, Karin Muriel da Cruz de Brito, uma das participantes da formação.
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