Ter 12 setembro 2023 21:55 atualizado em Ter 12 setembro 2023 22:52
Alunas do Trajeto Moda, em Diamantina, já pensam em formar uma cooperativa para comercializar produtos
Governador em exercício conferiu de perto o trabalho desenvolvido pelas futuras costureiras profissionais; Metodologia do Governo de Minas qualifica mulheres socialmente vulneráveis para um dos setores que mais geram empregos no país
Dirceu Aurélio / Imprensa MG download da imagem
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
Além de presidir a solenidade de entrega da Medalha JK para 119 personalidades e instituições, em Diamantina, nesta terça-feira (12/9), o governador em exercício Professor Mateus vistoriou o andamento do projeto Trajeto Moda no município, iniciativa do Governo de Minas realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese). Acompanhado pela primeira-dama e presidente do Servas, Christiana Renault, e pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, Professor Mateus verificou o espaço, conversou com as futuras costureiras e conheceu os planos delas para o futuro.
“Fico feliz por vocês fazerem parte do Trajeto Moda. Eu tenho certeza de que vocês terão muitas oportunidades. Além de aprenderem um ofício, todas vocês passarão a ter renda daqui a pouco”, ressaltou.
Para o futuro, as alunas desejam formalizar uma cooperativa. A secretária Elizabeth Jucá reforçou, inclusive, que existe uma necessidade por costureiras em Minas Gerais, sobretudo no mercado da moda em Belo Horizonte.
Etapas
O Trajeto Moda iniciou os trabalhos em 2021, em Belo Horizonte, utilizando metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais geram empregos no Brasil.
O projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira. Durante toda a realização do projeto, elas também recebem apoio psicológico.
Dirceu Aurélio / Imprensa MG
TRE
Encerrando os compromissos em Diamantina, o governador em exercício participou de uma homenagem feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), concedida ao município. No dia do aniversário do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, um ato simbólico marcou a transferência da sede do TRE-MG para o Cartório da 101ª Zona Eleitoral da cidade natal de JK.
“Essa transferência simbólica de sede do tribunal nos leva a refletir o que representou Juscelino Kubitschek na história de Minas Gerais. JK é uma síntese de como é ser mineiro”, destacou Professor Mateus.
A transferência foi regulamentada por meio da Portaria 286/2023, assinada pelo presidente do TRE-MG, o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini. Em seu discurso, ele também exaltou o trabalho realizado por Juscelino Kubitschek em favor da democracia e do desenvolvimento do país.
“A justiça eleitoral cresceu muito com Juscelino. Ele mudou a forma de gerir a política, mostrou o orgulho de ser brasileiro e o conhecimento da multidiversidade. Isso favoreceu para crescimento do país”, pontuou.