Sáb 26 agosto 2023 15:40 atualizado em Sáb 26 agosto 2023 15:53
Governo de Minas realiza ação de combate à violência contra a mulher durante festival de música no Mineirão
Público recebeu orientações, no Gigante da Pampulha, sobre violências praticadas contra elas e as medidas de proteção e enfrentamento oferecidas pelo Estado
Sejusp / Divulgação download da imagem
Relacionadas
Governo de Minas realiza ação de combate à violência contra a mulher durante festival de música no Mineirão
Quem chegou ao Festival Sarará, realizado no estádio Mineirão, neste sábado (26/8), para curtir 12 horas de programação musical, encontrou as Forças de Segurança do Estado e instituições parceiras reunidas no entorno da esplanada para a realização de uma ação educativa de combate à violência contra a mulher. A distribuição de materiais informativos para o público esperado de 25 mil pessoas e orientações acerca dos canais de denúncia e de redes de acolhimento foram alguns dos objetivos de mais uma iniciativa integrada. A operação reforça o compromisso do Governo de Minas em trabalhar para reduzir as estatísticas criminais de violência contra as mulheres. O governador Romeu Zema lembra que políticas públicas voltadas às mulheres estão entre as suas prioridades. “Desde o início da minha gestão, temos nos empenhado para garantir o direito da mulher de ir e vir em segurança. Neste mês, por exemplo, lançamos o Protocolo Fale Agora, de enfrentamento à violência sexual e mobilização de estabelecimentos para reforçar a ação contra a esse tipo de crime nos espaços de lazer e turismo de Minas”, pontuou. Além disso, o governador ressaltou que esta ação no Sarará não é uma iniciativa isolada. “Assim como em outros eventos, nossas Forças de Segurança estavam prontas para orientar os frequentadores sobre como evitar o cometimento de crimes, denunciar essas situações e ajudar as possíveis vítimas”, enfatizou. Curtir consciente Juliano Alves tem 26 anos e veio para o festival na expectativa de curtir, em especial, o show de Marisa Monte. Ficou surpreso ao se deparar com as Forças de Segurança em uma das entradas do evento e acredita que a presença do poder público, sobretudo em um festival tão grande como o Sarará, contribui com a mensagem de cuidado e proteção.
“É muito importante saber que todos estão mobilizados para que nenhuma mulher mais seja vítima de qualquer tipo de violência”, disse.
Sejusp / Divulgação
Integração As ações integradas fazem parte das atividades previstas pela Segurança Pública do Estado durante o Agosto Lilás e são também parte da Operação Shamar – em andamento até o próximo mês. Iniciativas como a realizada nesta tarde, durante o Sarará, visam sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher e promover a igualdade de gênero. Em Minas, as ações integradas da Shamar – que em hebraico significa "cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar" – são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de BH, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema Socioeducativo. “Essa é uma ação complexa, que envolve várias frentes do Governo de Minas, como a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Sejusp e também outras instituições, e que tem como objetivo acolher a mulher e auxiliá-la corretamente, caso ocorra alguma situação de violência”, reforçou o governador Romeu Zema. Como base de apoio, a ação deste sábado contou, ainda, com a atuação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel – a carreta do CICC –, no qual é possível registrar ocorrências e receber informações das forças de segurança.