Sex 25 agosto 2023 17:15 atualizado em Sex 25 agosto 2023 17:49
Governo de Minas recebe premiação e apresenta mais de 20 trabalhos no Congresso Consad de Gestão Pública
Artigo sobre intermediação para imóveis públicos, produzido por equipe do Governo de Minas, foi destaque no principal evento de gestão pública do país
O Governo de Minas Gerais foi premiado no XII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado entre os dias 22 e 24/8, em Brasília (DF). Representado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o Estado apresentou mais de 20 trabalhos que evidenciam a experiência de Minas Gerais na administração estadual.
Seplag / Divulgação
O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (Consad), reuniu mais de 3 mil agentes públicos de todos os estados brasileiros para dialogar sobre boas práticas na gestão pública. Nesta edição do Congresso Consad, o tema central foi explorar possibilidades de inovar e modernizar a administração dos estados.
O trabalho premiado da Seplag-MG é da área de Logística e Patrimônio. O artigo "Intermediação imobiliária: uma alternativa inovadora para potencializar os processos de concessão onerosa de uso de imóveis de propriedade do Estado de Minas Gerais", escrito por Priscila Ferreira de Paula, Caroline Ribeiro Barbosa, Leonardo Siqueira de Moura e Otávio Correia de Freitas Neto, recebeu menção honrosa no encerramento do Congresso, nessa quinta-feira (24/8).
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, destacou o espaço de trocas e aprendizagem proporcionado pelo Congresso.
"Ficamos muito felizes com a nossa participação no Congresso Consad, porque é um momento único para aprender com as experiências dos demais estados e levar um pouco do que está sendo feito em Minas Gerais para todo o país. E nisso fomos campeões! Tivemos mais de 20 artigos aprovados em diversas áreas: compras públicas, gestão de pessoas, transformação digital, gestão de ativos, ciência de dados, entre outras. Isso reflete a nossa busca por excelência e qualidade na gestão pública", frisou.
Congresso Consad
Em 2023, o Congresso Consad chegou à 12ª edição. Líderes, gestores e servidores públicos puderam debater o futuro da gestão pública no Brasil e compartilhar conhecimentos e práticas em assuntos como Agenda ESG, Gestão de Ativos, Transformação Digital, Gestão de Pessoas, Ciência de Dados, Escolas de Governo e Compras Públicas.
Apresentação de trabalhos
Durante os três dias de evento, gestores públicos apresentaram mais de 500 artigos selecionados pela organização do Consad.
O artigo premiado da Seplag-MG, inscrito pela equipe do Projeto Política de Gestão de Imóveis (PGI), propõe uma alternativa inovadora para as concessões onerosas de uso. A solução apresentada busca transferir o uso de imóveis públicos ociosos a terceiros, em troca de uma contrapartida financeira. A abordagem permite que o Estado economize com a manutenção desses imóveis e obtenha receitas não tributárias, como detalha a especialista em políticas públicas e gestão governamental Caroline Barbosa, uma das autoras do trabalho.
"Para tornar os processos mais atrativos, pensamos em permitir a intermediação de corretores e imobiliárias experientes, por meio de edital de autorização. Essa seria uma alternativa mais eficiente em comparação aos modelos utilizados por outros entes e governos, como, por exemplo, o credenciamento. O objetivo é ampliar a exposição dos imóveis públicos e simplificar o processo, proporcionando mais transparência e aumentando as chances de sucesso", explicou Caroline.
Para a servidora, foi animador ver o interesse de outros estados na iniciativa. “Comprova que estamos no caminho certo para aprimorar a destinação dos imóveis públicos", completou.
Conheça também os outros trabalhos da Seplag-MG que participaram do Congresso Consad: