Sorocaba participará, entre os dias 3 e 6 de agosto, de um encontro no Ministério da Saúde, em Brasília (DF), para apresentar e discutir o projeto de combate à hanseníase realizado no município.
A cidade foi uma das selecionadas no estado de São Paulo para participar do projeto “Sasakawa”, iniciativa que tem como objetivo treinar equipes, descentralizar o conhecimento sobre a doença e sensibilizar a sociedade, promovendo ações de prevenção e combate à disseminação da doença.
Durante os meses de maio, junho e agosto, a Secretaria da Saúde (SES) realiza capacitações ministradas pelos especialistas em hanseníase que atuam no Programa de Hanseníase da Policlínica. O treinamento já capacitou 70 agentes comunitários de saúde em 2023. Em agosto, os treinamentos serão para médicos e enfermeiros.
O objetivo é treiná-los para realizar a busca ativa de pacientes com alta suspeição, que serão avaliados para possíveis diagnósticos. “Após o treinamento, os agentes comunitários estão indo a campo, ampliando, cada vez mais, a conscientização e o acesso à informação a respeito da doença”, explica a enfermeira responsável pelo programa na Policlínica, Fernanda Boécio.
“Sorocaba é uma das referências no País na prevenção e combate à hanseníase. Poder contar com profissionais capacitados e engajados nessa frente de saúde pública é um motivo de muito orgulho para todos os sorocabanos. Parabéns às equipes envolvidas nesse projeto tão importante”, conclui o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.