A Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) está presente na primeira edição do Expo Favela Innovation no Rio de Janeiro, que acontece até o dia 31 de julho, na Cidade das Artes. Com um estande exclusivo, a pasta da Prefeitura do Rio tem apresentado para milhares de visitantes os Espaços da Juventude, equipamento público focado na oferta de cursos de tecnologia gratuitos. Mais de 100 jovens alunos e ex-alunos da Cidade de Deus, Vigário Geral e Estácio que fizeram os cursos de Operador de Drone, Robótica e Práticas de DJ estiveram na feira conhecendo novas oportunidades da Indústria 4.0 e apresentando seus trabalhos para o público.
O Secretário de Juventude Carioca, Salvino Oliveira, palestrou ao lado de representantes de outras iniciativas e instituições públicas, sobre Empreendedorismo de Favela. Morador da Cidade de Deus, o representante da JUVRio abordou a importância de qualificar a juventude para oportunidades de um dos mercados que mais cresce atualmente.
– Para a gente que é cria de favela, empreender sempre foi sobreviver dentro das nossas realidades e, aos poucos, segue como a vida permite. O mundo é muito maior do que a nossa favela. A tecnologia tem pautado cada vez mais a sociedade e a gente precisa dar uma resposta ao se propor fazer esse debate sincero com respeito a essas realidades. Por isso estamos inserindo espaços de formação tecnológica dentro das favelas com cursos de qualidade e gratuitos. É uma das nossas formas de estabelecer um pacto em defesa da juventude que é quem promoverá as mudanças que queremos hoje – disse o secretário Salvino Oliveira.
Os visitantes da Expo Favela Innovation terão a oportunidade de conhecer Espaços da Juventude no estande da JUVRio, montado na entrada do evento.Em menos de um ano, mais de 2 mil cariocas do Estácio, Cidade de Deus, Vigário Geral e Vargem Pequena se formaram, gratuitamente, nos cursos de Drone, Robótica, Impressão 3D, Programação Móvel (IOT), Design de Games, Indústria do Som (DJ) e Indústria Avançada. Suzete Ramos, de 32 anos, é moradora de Irajá, na zona norte do Rio, e conheceu na feira o Espaço da Juventude.
– Eu achei muito interessante e o meu filho faz ensino médio técnico em Programação de Jogos e vi que essa iniciativa pode ser interessante para ele se aprimorar na área que gosta. Estava faltando chegar algo assim, gratuito, na cidade para ocupar os nossos filhos e qualificá-los. A gente fica achando que tudo que resume tecnologia é internet, mas existem outras áreas muito importantes”, disse a Suzete.
Expo Favela
A Expo Favela Innovation fez grande sucesso em 2022. E, neste ano, a organização ousou, expandindo o evento com a criação de edições regionais em várias capitais do país, fechando com grande edição nacional em dezembro. A primeira regional foi realizada em São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 de março, e contou com uma presença rotativa de mais de 40 mil pessoas nos três dias de evento. Em dezembro haverá uma grande edição nacional.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: debate empreendedorismo Expo Favela Juventude
Notícias
Guardas municipais prendem motorista que causou acidente com vítima na Barra da Tijuca
30 de julho de 2023
Guardas municipais prendem homem por furto de cabos em São Cristóvão
30 de julho de 2023
Prefeitura do Rio inicia as obras do Parque Pavuna
30 de julho de 2023
Com apoio da Ronda Maria da Penha da GM, Deam prende homem na Barra da Tijuca
29 de julho de 2023
UTI neonatal da Maternidade Carmela Dutra ganha novas instalações
29 de julho de 2023