A Prefeitura de Sorocaba e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) realizaram, nesta quarta-feira (26), na sede do CIESP Sorocaba, um grande econtro com empresários e representantes da Indústria de Sorocaba e região, que englobou a reunião plenária comemorativa aos 73 anos da Regional Sorocaba, mais a apresentação do programa municipal SuperRefis 2023 e a realização de uma Feira de Serviços da Prefeitura voltada ao segmento.
“O CIESP é um parceiro muito importante do município, viabilizando grandes investimentos que, consequentemente, colaboram na geração de empregos e renda, assim como no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), como vimos no último mês. É gratificante ver como o Comércio e a Indústria cresceram a partir das diversas iniciativas realizadas em conjunto com o Poder Público e nosso objetivo é continuar apoiando a desburocratização e os incentivos fiscais para facilitar a abertura de novos negócios em Sorocaba”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.
“A Indústria tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade, pois atua como fator multiplicador na economia. O trabalho em conjunto é a solução para avançar e lutar pela competitividade desse setor. O encontro de hoje poderá dar uma linha de ação conjunta entre Poder Público e iniciativa privada, que, se seguido e feito como um plano de trabalho, Sorocaba continuará avançando e servirá como referência desse modelo”, disse o presidente do CIESP, Rafael Cervone.
Na ocasião, o secretário municipal da Fazenda, Marcelo Regalado, apresentou aos presentes o novo Programa de Regularização Fiscal do Município, o SuperRefis 2023. A iniciativa da Prefeitura permite a negociação de débitos junto ao Município de Sorocaba em condições especiais e facilitadas, com descontos de até 100% na multa e 95% nos juros, parcelamentos em até 24 meses (dois meses), além de outras vantagens, por tempo limitado.
“Nós, como Poder Público, buscamos trabalhar em parceria com o setor empresarial instalado na cidade. O programa SuperRefis, assim como os demais serviços municipais disponíveis, beneficiam não só as empresas, mas também a população, recuperando esses recursos para reinvestir nas principais áreas da cidade, como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo”, comentou o secretário da Sefaz.
Diversos empresários se inscreveram e prestigiaram a iniciativa que disponibilizou a Feira de Serviços da Prefeitura de Sorocaba, com o atendimento de diversas secretarias municipais ligados ao setor empresarial, tais como: a Secretaria de Governo, com o programa Concilia Sorocaba; Secretaria de Gabinete Central, com o Adote Sorocaba; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o Visite Sorocaba e os planos municipais de incentivos fiscais; do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal, com orientações sobre licenças ambientais; da Fazenda, com o SuperRefis 2023 e orientações sobre inscrições de microempreendedores MEI/ ITBI/ IPTU/ ISS/ TFIF; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, com orientações sobre emissões de alvarás; da Saúde, sobre licenças e renovações sanitárias; o Fundo Social de Solidariedade, acerca da adesão ao programa Selo Social e o Parque Tecnológico de Sorocaba, com informações para Startups.
O Sebrae Sorocaba, um dos apoiadores da ação, esteve representado pelo seu gerente regional, Alexandre Martins, que apresentou o programa Jornada da Transformação Digital às empresas, realizado em parceria com o Senai. “Este é o maior programa gratuito de apoio a indústrias do Brasil. As empresas que participam da Jornada recebem todo suporte técnico de consultores do Sebrae e do Senai, desde a revisão de seu modelo de negócios até a implantação de tecnologias avançadas”, explicou.
Ainda, durante a reunião, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, apresentou um estudo sobre a competitividade das indústrias da Região Metropolitana de Sorocaba, um instrumento importante para os empresários que pretendem
lançar ou expandir seus negócios. “Esse é o primeiro modelo de encontro do setor realizado em parceria com a Prefeitura. O objetivo é oportunizar mais momentos, como este, periodicamente, atuando como um facilitador para aqueles que desejam abrir ou ampliar seus negócios ou, ainda, realizar consultas voltadas ao setor empresarial”, comentou.
Estiveram também presentes na ocasião a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato; os secretários municipais do Gabinete Central, Samyra Toledo; de Governo, João Alberto Corrêa Maia; de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini; de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida; da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo; de Comunicação, Fernanda Burattini; e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Marques (interino); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara; do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; do coordenador do Concilia Sorocaba, Fabrício Mena. Igualmente prestigiaram o encontro o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Santos; o vice-diretor do CIESP Sorocaba, Mário Tanigawa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Sorocaba (OAB), Márcio Leme; a vice-presidente do Serviço Social da Construção (Seconci-SP), Maristela Honda; o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Hygor Duarte; o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Mariano Amadio; além dos representantes dos demais órgãos e entidades apoiadores do evento, como o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusConSP) e o Sindicato da Habitação (Secovi).
Fotos: Michelle Alves – Secom