Apresentação do projeto Escola Mais Consciente – Comlurb / Prefeitura do Rio
Fruto de uma parceria entre a Comlurb e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Escola Mais Consciente”, que leva ações voltadas à sustentabilidade a escolas municipais, encerrou seu primeiro semestre nesta sexta-feira (14/07), em evento na Lona Cultural de Anchieta, na Zona Norte. Participaram das atividades crianças de 1 a 5 anos, alunos do berçário à turma de pré 2 do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Medalhista Paralímpico Daniel Martins, de Ricardo de Albuquerque. Além da apresentação da Comlurb, houve a exposição de trabalhos dos alunos da escola.
O projeto fechou o primeiro semestre com 46 escolas atendidas e participação de 8 mil alunos da rede municipal de ensino. Iniciada em março, a ação tem impactado positivamente toda a comunidade escolar. O objetivo da parceria é levar aos estudantes da Educação Infantil conscientização sobre como manusear o lixo diário, seja em casa, na rua ou na escola, ensinando o que é certo e o que é errado neste tema.
Com muita música e bom humor, a iniciativa conta com a participação do carismático gari Renato Sorriso. Parceiro das campanhas realizadas pela Companhia, ele sempre fala de suas experiências, num bate-papo com crianças e adolescentes. A música fica por conta do Grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que compõem e cantam músicas sobre conscientização.
Já o Teatro de Portas Abertas, também composto por garis, apresenta uma pequena peça que busca estimular nas crianças o interesse em proteger o meio ambiente. Após a apresentação desta sexta-feira, a Lona Cultural se transformou numa grande festa, com pais, crianças e professores subindo ao palco para celebrar com muito samba.
A diretora-adjunta do EDI Daniel Martins, Ana Paula Trindade, agradeceu a contribuição da equipe da Comlurb e falou dos projetos da escola:
– No ano de 2023 estamos trabalhando todos os tipos de arte com os alunos. Essa ação de conscientização ajuda a complementar o trabalho que já realizamos de educação ambiental e de respeito pelo espaço que eles utilizam. Qualquer tipo de integração de fora para dentro do ambiente escolar é fundamental.
As atividades do “Escola Mais Consciente” são um estímulo à redução do lixo no pátio dos colégios, ao fomentar um olhar mais observador e crítico sobre a forma correta de descarte. As rodas de conversas e atividades de conscientização, como desenhos, pinturas, confecção de cartazes, reconto e teatrinho com a temática do lixo, ajudam a trabalhar o assunto com os alunos, com resultados que podem extrapolar positivamente o ambiente escolar. O interesse das crianças se revela e muitas dessas iniciativas passaram a servir como complemento aos trabalhos pedagógicos das escolas.
O projeto coleciona relatos de alunos e professores sobre a importância do trabalho de conscientização feito pela Comlurb, desde crianças que curtiram os personagens e a dinâmica da história contada, até uma maior compreensão do significado do descarte correto. Alunos, incentivados pelos mestres, já demonstram preocupação com a forma pela qual é feita a coleta nas suas ruas, aprendendo dias e horários em que os caminhões passam, além da maneira como os adultos organizam o lixo para a coleta em segurança.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Comlurb Educação Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
Notícias
Subprefeitura de Jacarepaguá faz operação de ordenamento público na Gardênia Azul
15 de julho de 2023
Entorno do Engenhão terá interdições para partida entre Botafogo e Bragantino
14 de julho de 2023
Agulha da Avenida Francisco Bicalho será interditada para obras da Secretaria Municipal de Conservação a partir desta segunda-feira
14 de julho de 2023
Comlurb prepara operação especial de limpeza para Fla x Flu de domingo, no Maracanã
14 de julho de 2023
Comlurb prepara operação especial de limpeza para show de Diogo Nogueira na Praia de Copacabana
14 de julho de 2023