O Conselho Municipal da Moda vai incentivar novos projetos para o setor – Arquivo/Prefeitura do Rio
O prefeito Eduardo Paes assinou o Decreto nº 52.816, publicado nesta segunda-feira (3/7), que criou o Conselho Municipal da Moda. O órgão vai estimular e criar meios para desenvolver ainda mais a moda carioca e orientar as políticas públicas e ações direcionadas ao setor.
– O Rio sempre foi um dos líderes do mercado de moda no país e de grande destaque no cenário mundial ao longo da história. Nunca deixou de ditar moda e nunca vai deixar de estar na moda. Mas, nos últimos tempos, esse setor tão importante para a nossa cultura, turismo e economia foi relegado a segundo plano. E o que desejamos com o conselho é resgatar essa tradição com toda a sua grandeza, estimular seu crescimento e devolver a valorização que merece – explicou o prefeito Eduardo Paes.
Organizar o calendário de eventos e fazer campanhas para promover o setor de varejo e também o de confecção estão entre as atribuições do Conselho de Moda Carioca. A ideia é estimular os empreendedores a investirem na moda, um setor que atualmente conta com cerca de seis mil empresas, emprega mais de 90 mil trabalhadores e arrecada mais de R$ 300 milhões de ICMS, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio.
– O Rio é uma cidade global e turística, referência do Brasil para o mundo. E o setor da moda também contribui para esse poder de influência, além de ser um grande vetor de desenvolvimento econômico. A moda atua tanto na indústria, com a fabricação e confecção, como no comércio, espalhado em vários locais do Rio. São Cristóvão é um polo de confecção, e a Barra da Tijuca é o principal bairro do comércio. Vale frisar que esse segmento é um importante empregador, notadamente das mulheres – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio, Chicão Bulhões.
O Conselho será formado por representantes da Prefeitura e de outros órgãos públicos, além de seis nomes notórios da indústria da moda. Entre eles, o estilista carioca e também Coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, que conhece bem o que é empreender no setor.
Tufvesson tinha seu atelier de noivas e no prêt-à-porter desfilava suas coleções no Fashion Rio e São Paulo Fashion Week, vendia para variadas multimarcas do país e exportou para vários países. Na primeira vez em que o conselho foi criado na gestão de Paes, em 2012, Tufvesson já o havia integrado como presidente.
– Poucas cidades no mundo são capazes de inspirar moda como o Rio de Janeiro. Com a recriação do Conselho, a Prefeitura do Rio reconheceu sua relevância para a cidade. A moda sempre foi um setor importantíssimo para a economia do Rio, mas pouco compreendida pelo poder público. O Conselho da Moda traz a oportunidade de várias secretarias do poder público poderem ouvir o setor e, juntos, chegarmos à construção de uma política pública, diante das necessidades apresentadas – destacou Tufvesson.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: conselho decreto desenvolver incentivar moda prefeito Eduardo Paes Prefeitura do Rio
Notícias
Secretaria Municipal de Trabalho e Renda divulga 918 postos de emprego em empresas parceiras
3 de julho de 2023
Programa de Autodefensores é criado na cidade para dar voz a pessoas com deficiência
3 de julho de 2023
Secretaria da Mulher e Botafogo fazem ação no combate à violência contra a mulher
3 de julho de 2023
Prefeitura revitaliza Píer do Caju e recupera praças na Zona Norte
2 de julho de 2023
Prefeitura inaugura placa de Patrimônio Cultural Carioca do Boteco Belmonte, no Flamengo
1 de julho de 2023